Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37072| Tipo: | Monografia de Especialização |
| Título: | O RAP (Rhythm and Poetry) como um instrumento pedagógico nas aulas de língua inglesa do 3º ano do ensino médio na escola pública |
| Autor(es): | Monteiro, Samuel Alves |
| Primeiro Orientador: | Margato, Adelaide Ferreira |
| Resumo: | O objetivo desta pesquisa é buscar compreensão sobre o papel do RAP (Rhythm and Poetry) nas aulas de Língua Inglesa, e mais especificamente analisar como um plano de aula a partir de uma música Rap pode contribuir para o aprendizado de Língua Inglesa e promover discussões de questões relacionados à realidade da comunidade escolar.O estudo está fundamentado teoricamente em autores que estudam o uso da musica Rap na sala de aula; (LINDOLFO FILHO 2004); (CONTADOR E FERREIRA 1998); (ANDRADE 1999); (TAKARA 2003); (GUIMARÃES 1999) entre outros. Para o uso da música na sala de aula foram citados; (MOREIRA, SANTOS e COELHO 2014); (DCE/LEM 2006); (MURPHEY 1994) e (GOBBI 2001) entre outros. Para a análise das necessidades dos alunos foi utilizada a teoria de (HUTCHINSON, T; WATERS, A 1997) e o embasamento do questionário para a introdução da pesquisa foi no modelo de (RAMOS 1998). Para falar sobre a interação entre professor aluno e aluno-aluno foram citados; (VYGOTSKY 1998); (FREIRE 1996) e (LEFFA 2007), junto com outros (autores e documentos) utilizados para análise e discussão dos dados: PCNS (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS 1998); (MORENO 1999); (BUSQUETS 1999); (SILVA 1999); (ANDRADE 1999); (MARGATO 2006) entre outros. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a pesquisa-ação (LIBERALI 2011) onde a investigação é auto reflexiva e realizada pelos próprios participantes, visando compreensão e melhora de suas práticas. Para isso também foram utilizados os instrumentos para coleta de dados (questionário; gravação/filmagem das aulas e transcrições das mesmas) juntos com o planejamento das aulas. Os resultados revelaram que os alunos podem aprender Inglês e debater questões relacionadas às suas realidades por meio da música Rap, mostraram também que a música Rap pode auxiliá-los no desenvolvimento intelectual e socioemocional |
| Palavras-chave: | Processo ensino aprendizagem Música (R.A.P.) Escola pública Língua inglesa |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
| metadata.dc.publisher.program: | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola |
| Citação: | Monteiro, Samuel Alves. O RAP (Rhythm and Poetry) como um instrumento pedagógico nas aulas de língua inglesa do 3º ano do ensino médio na escola pública. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37072 |
| Data do documento: | 28-Jan-2019 |
| Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SAMUEL ALVES MONTEIRO.pdf Restricted Access | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
