REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Samuel Alves-
dc.contributor.advisor1Margato, Adelaide Ferreira-
dc.date.accessioned2023-08-15T13:45:24Z-
dc.date.available2023-08-15T13:45:24Z-
dc.date.issued2019-01-28-
dc.identifier.citationMonteiro, Samuel Alves. O RAP (Rhythm and Poetry) como um instrumento pedagógico nas aulas de língua inglesa do 3º ano do ensino médio na escola pública. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37072-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é buscar compreensão sobre o papel do RAP (Rhythm and Poetry) nas aulas de Língua Inglesa, e mais especificamente analisar como um plano de aula a partir de uma música Rap pode contribuir para o aprendizado de Língua Inglesa e promover discussões de questões relacionados à realidade da comunidade escolar.O estudo está fundamentado teoricamente em autores que estudam o uso da musica Rap na sala de aula; (LINDOLFO FILHO 2004); (CONTADOR E FERREIRA 1998); (ANDRADE 1999); (TAKARA 2003); (GUIMARÃES 1999) entre outros. Para o uso da música na sala de aula foram citados; (MOREIRA, SANTOS e COELHO 2014); (DCE/LEM 2006); (MURPHEY 1994) e (GOBBI 2001) entre outros. Para a análise das necessidades dos alunos foi utilizada a teoria de (HUTCHINSON, T; WATERS, A 1997) e o embasamento do questionário para a introdução da pesquisa foi no modelo de (RAMOS 1998). Para falar sobre a interação entre professor aluno e aluno-aluno foram citados; (VYGOTSKY 1998); (FREIRE 1996) e (LEFFA 2007), junto com outros (autores e documentos) utilizados para análise e discussão dos dados: PCNS (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS 1998); (MORENO 1999); (BUSQUETS 1999); (SILVA 1999); (ANDRADE 1999); (MARGATO 2006) entre outros. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a pesquisa-ação (LIBERALI 2011) onde a investigação é auto reflexiva e realizada pelos próprios participantes, visando compreensão e melhora de suas práticas. Para isso também foram utilizados os instrumentos para coleta de dados (questionário; gravação/filmagem das aulas e transcrições das mesmas) juntos com o planejamento das aulas. Os resultados revelaram que os alunos podem aprender Inglês e debater questões relacionadas às suas realidades por meio da música Rap, mostraram também que a música Rap pode auxiliá-los no desenvolvimento intelectual e socioemocionalpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escolapt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectProcesso ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectMúsica (R.A.P.)pt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleO RAP (Rhythm and Poetry) como um instrumento pedagógico nas aulas de língua inglesa do 3º ano do ensino médio na escola públicapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMUEL ALVES MONTEIRO.pdf
  Restricted Access
1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.