REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Ana Cláudia Menezes
dc.contributor.advisor1Ortiz, Heloísa Martins e
dc.date.accessioned2023-07-28T20:49:55Z-
dc.date.available2023-07-28T20:49:55Z-
dc.date.issued2012-02-15
dc.identifier.citationNascimento, Ana Cláudia Menezes. O uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglês. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36822-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar como usar filmes entendidos como instrumento no processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna – Inglês e sua contribuição sociocultural e linguística no desenvolvimento e desempenho do aprendiz. Para alcançar tal objetivo serei professora/pesquisadora da minha própria prática em sala de aula no ensino de língua inglesa para alunos do ensino médio em uma escola pública do Estado de São Paulo. Apóio-me teoricamente no pensamento de Rajagopalan (2004a, 2007), Leffa (1988,1999), Moran (1995,2007) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira (Brasil, 1998). A pesquisa mostrou o quanto o uso de filmes pode despertar o interesse do aluno pela aprendizagem de inglês e, também, que os professores podem e precisam tomar consciência disso, bem como capacitar-se na operação de recursos tecnológicos básicos. De acordo com a observação dos resultados obtidos, foi possível tornar a aula mais dinâmica, desmistificar o uso de filmes como passatempo e reconhecê-los como material autêntico na apresentação de elementos culturais e socioculturais, além de evidenciar as variações linguísticas da língua inglesa de forma contextualizadapt_BR
dc.description.abstractThis work aims at analyzing how to use movies seen as an instrument in the teaching and learning process of English as a foreign language and its sociocultural and linguistic contributions to the learner´s development and performance. To achieve this goal I will be a teacher/researcher of my own practice in the English classroom for high school students in a public school in the State of Sao Paulo. The research was supported theoretically mainly by Rajagopalan (2004a,2007), Leffa (1988,1999), Moran (19952007) and the National Curriculum Parameters – foreign language (Brazil, 1998). It showed how much the use of movies can enhance the interest of the student in learning English and made clear that teachers can and need to be aware of that, as well as empower themselves in the operation of basic technological resources. According to the results, it was possible to make the classroom more dynamic, to demystify the use of films as sheer entertainment and recognize them as authentic material in the presentation of cultural and sociocultural elements as well as highlighting the linguistic variations of the English language in a contextualized situationen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escolapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFilmept_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectConteúdos socioculturais e linguísticospt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de Língua Inglesapt_BR
dc.subjectFilmen_US
dc.subjectClassroomen_US
dc.subjectSociocultural and linguistic contentsen_US
dc.subjectTeaching-learning English as a foreign languageen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleO uso de filmes e seus conteúdos socioculturais e linguísticos: instrumento no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira moderna - inglêspt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CLÁUDIA MENEZES NASCIMENTO.pdf239,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.