???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3467
Tipo do documento: Dissertação
Título: Jornalismo, humor e política: a cobertura das eleições presidenciais de 2010 pelo CQC e sua contribuição para o debate político
Autor: Ramos, Daniela Atalla da Silva 
Primeiro orientador: Chaia, Vera Lucia Michalany
Resumo: O meu interesse pelo CQC como telespectadora e, depois, como pesquisadora foi despertado pela combinação aparentemente nova entre jornalismo e humor. Tendo por objetivo analisar o programa sob o ponto de vista da comunicação política e da sociologia, procurei no primeiro capítulo descrever o que é o CQC, qual o perfil da sua audiência e, utilizando o aporte teórico de autores como Bourdieu, Azevedo e Porto, levantar algumas questões sobre a comunicação de massa, o que é notícia e quais os critérios utilizados pelo jornalismo para definir uma pauta. No segundo capítulo, procurei trazer um histórico do humor político no Brasil, de forma a contextualizar o CQC nesse histórico; e, também, agregar as contribuições na Teoria Semântica do Humor (de Raskin) e da Análise Dialógica do Discurso (de Bakhtin) para começar a configurar um panorama da combinação entre humor, política e jornalismo. No terceiro capítulo, realizei a análise da cobertura que o CQC fez das Eleições Presidenciais de 2010, trazendo exemplos de como o programa abordou as pautas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, os perfis e propostas dos candidatos. Cheguei, posteriormente, à conclusão de que a combinação entre humor, política e jornalismo resulta efetivamente em pouca informação para o eleitor e no reforço de alguns estereótipos
Abstract: My interest for COC first as televiewer and, later, as a researcher, was motivated by the apparently innovative combination between journalism and humor in which the TV show is based. Having as goal to perform an analysis of this TV show under the perspective of political communication and sociology, I have looked in the first Chapter of this work to describe what is COC, which is the audience profile and, having as theoretical framework the teachings of authors such as Bourdieu, Azevedo e Porto, raise some questions about mass communication, what is news and what is the criteria used by journalism to define a journalistic agenda. In the second chapter, 1 tried to bring a history of political humor in Brazil, with the purpose of inserting COC in such historic background; as well as to aggregate the contributions of the "Semantic Mechanisms of Humor" (of Raskin) and of "Dialogic Analysis of Discourse" (of Bakhtin), to begin setting up the construction of an overview of the combination among humor, politics and journalism. In the third chapter, 1 have made an analysis of the journalistic coverage performed by COC of Presidential Elections of 2010, bringing examples on the way the TV show has addressed the agenda of TV Electoral Propaganda, the profiles and proposals of the candidates. Later, 1 have reached the conclusion that the combination of humor, politics and journalism effectively results in little information to the voter - and in the reinforcement of some stereotypes
Palavras-chave: Comunicação política
Humor
Eleições 2010
Jornalismo político
Sátira política
Programa Custe o que Custar (CQC)
Political communication
Humor
Elections 2010
Political journalism
Political irony
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3467
Data de defesa: 25-Mar-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniela Atalla da Silva Ramos.pdf2,97 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.