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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32224| Tipo: | Tese |
| Título: | Canhotos: representações sociais de jovens sobre uma diferença invisível |
| Autor(es): | Costa, Priscila Lambach Ferreira da |
| Primeiro Orientador: | Sousa, Clarilza Prado de |
| Resumo: | O canhoto pode ser definido como aquele que tem preferência pelo lado esquerdo do corpo para exercer suas atividades. Ele representa em torno de 10% da população e ocupa carteiras em todas as escolas ao redor do mundo. No entanto, muitas vezes, esses estudantes não encontram as devidas condições físicas e atitudinais para seu pleno desenvolvimento. Admite-se que nem todas as escolas possuem mobiliário e material adequados para atender o estudante canhoto em sua especificidade. O objetivo da presente pesquisa é desvelar as representações sociais de jovens sobre a pessoa canhota e propor alternativas de práticas educativas para sua inclusão. Para tanto, foi realizado um amplo levantamento de pesquisas sobre canhotismo, representações sociais e representações sociais a respeito de inclusão. Além da revisão bibliográfica e integrativa, foi feito um estudo-piloto inicial aplicando questionários com professores e alunos canhotos de 6 a 17 anos em uma Escola Municipal de um município vizinho a São Paulo. Como resultado, descobriu-se que os estudantes consideram que o canhoto tem mais facilidade e habilidade para a execução de algumas tarefas, tem a letra mais bonita, é especial, divertido, diferente e legal. E os professores ignoram quem são os estudantes canhotos, desconhecendo, portanto, suas necessidades. Posteriormente, foi efetuado um estudo de campo propondo uma vivência com materiais específicos para canhotos (tesoura, régua, apontador, caneta, lapiseira e lápis de cor) seguido de uma roda de conversa e questionário on-line com um grupo de cinco jovens de 15 a 20 anos na comunidade de Paraisópolis em São Paulo, sendo quatro destros e um canhoto. Os jovens pouco sabiam sobre o assunto e relataram dificuldade em utilizar os materiais e que isso os fez ter sintonia e compreensão com os canhotos (empatia). Os participantes dos dois territórios relataram entender a importância das escolas e famílias providenciarem materiais que tornem mais favorável a vida escolar do estudante canhoto. Depreende-se que o apagamento, a invisibilidade, a exclusão são conceitos complexos que permeiam a questão do canhotismo, requisitando uma lente teórica capaz de apreender esse tema, repleto de desafios. Portanto, escolheu-se iluminar o problema de pesquisa pela Teoria das Representações Sociais, pois as representações sociais podem ser vistas como um recurso para que os grupos se reconheçam, diferenciem-se e certamente contribuam para a construção de identidade social. Entende-se sua relevância para aprofundar a questão do canhotismo por se tratar de uma estrutura que envolve, além de informações ou conteúdos sobre determinado tema ou objeto de representações, atitudes e valores |
| Abstract: | The left-hander can be defined as the one who has preference for the left side of the body to perform activities. It represents around 10% of the population and is present in all schools around the world. However, often these students do not find the proper physical and attitudinal conditions for their full development. It is admitted that not all schools have adequate furniture and material to meet the left-handed student in the specificity. The aim of this research is to unsee the social representations of young people about the left-handed person and propose alternatives of educational practices for their inclusion. To this end, a comprehensive survey of research on left-handedness, social representations and social representations about inclusion was conducted. In addition to the bibliographic and integrative review, an initial pilot study was carried out applying questionnaires with teachers and left-handed students from 6 to 17 years old in a public school of a municipality near São Paulo. As a result, it was found that students consider that the left-hander has more ease and skill for performing some tasks, has the most beautiful handwriting, is special, fun, different and cool. Teachers constantly ignore who the left-handed students are and are unaware of their needs. Subsequently, a field study was carried out proposing an experience with specific materials for left-handers (scissors, ruler, sharpener, pen, pencil, and crayon) followed by a conversation wheel and online questionnaire with a group of five young people from 15 to 20 years old in the community of Paraisópolis in São Paulo, four right-handed and one left-handed. The young people knew little about the subject and reported difficulty in using the materials and that this made them have empathy towards the left-handers by understanding them better. Participants from both territories reported understanding the importance of schools and families providing materials that make the school life of the left-handed student more favorable. It can be insured that deletion, invisibility, exclusion are complex concepts that permeate the issue of left-handedness, ordering a theoretical lens capable of apprehending this theme, full of challenges. Therefore, we chose to illuminate the research problem by the Theory of Social Representations, because social representations can be seen as a resource for groups to recognize themselves, differentiate themselves and certainly contribute to the construction of social identity. Its relevance is understood to deepen the issue of left-handedness because it is a structure that involves, in addition to information or content on a given theme or object of representations, attitudes and values |
| Palavras-chave: | Pessoa canhota Lateralidade Representações sociais Inclusão Left-handed person Laterality Social representations Inclusion |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
| Citação: | Costa, Priscila Lambach Ferreira da. Canhotos: representações sociais de jovens sobre uma diferença invisível. 2023. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32224 |
| Data do documento: | 10-Mar-2023 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
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