REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30843
Tipo: Tese
Título: Análise funcional em intervenções de Functional Communication Training para o transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática e Efeitos do uso de razão progressiva em um esquema encadeado de Functional Communication Training
Título(s) alternativo(s): Functional analysis in FCT for ASD: a systematic review
Autor(es): Michel, Renata Cristina
Primeiro Orientador: Pereira, Maria Eliza Mazzilli
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é marcado por déficits persistentes na comunicação e na interação social em múltiplos contextos, o que pode levar ao desenvolvimento de comportamentos disruptivos, que devem ser avaliados funcionalmente e posteriormente submetidos a intervenções. O Treino de Comunicação Funcional (FCT) tem sido apontado como uma intervenção efetiva para o ensino e o aumento de comportamentos verbais alternativos e a diminuição de padrões disruptivos de respostas. O presente estudo teve o objetivo de identificar quais as modalidades de análise funcional têm sido utilizadas em estudos que empregaram o FCT como intervenção para indivíduos com TEA. Buscas em quatro bases de dados levaram à identificação de 44 estudos, que, em sua maioria, empregaram o modelo de análise funcional tradicional, em um delineamento multielementos, com quatro condições experimentais. A maior parte das respostas ensinadas no FCT foram vocais e gestuais, sendo a intervenção eficaz na maioria dos casos. Discutem-se os diferentes modelos de análises funcionais existentes e, com relação ao FCT, pode-se corroborar com a literatura vigente que aponta a prática como baseada em evidências
Abstract: Autism spectrum disorder (ASD) is characterized by persistent deficits in communication and social interaction in multiple contexts, which can lead to the development of disruptive behaviors that must be functionally evaluated and subsequently subjected to interventions. Functional Communication Training (FCT) has been identified as an effective intervention for teaching and increasing alternative verbal behaviors and reducing disruptive patterns. The present study aimed to identify which functional analysis modalities have been used in studies that used the FCT as an intervention for individuals with ASD. Searches in four databases identified 44 studies, most of which used the traditional functional analysis model in a multi-element design with four experimental conditions. Most of the responses taught in the FCT were vocal and gestural, and the intervention was effective in most cases. Different functional analysis models are discussed. Regarding FCT, this study corroborates with the current literature, pointing the practice as evidence-based
Palavras-chave: Transtorno do espectro do autismo
Treino de comunicação funcional
Análise funcional
Autism spectrum disorder
Functional communication training
Functional analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Michel, Renata Cristina. Análise funcional em intervenções de Functional Communication Training para o transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática e Efeitos do uso de razão progressiva em um esquema encadeado de Functional Communication Training. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30843
Data do documento: 4-Nov-2022
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Cristina Michel.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.