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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30782
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Memento mori as rupturas e permanências dos nossos tempos |
Autor(es): | Bruno, Ligia Vieira |
Primeiro Orientador: | Prioste, Marcelo Vieira |
Resumo: | O Brasil partilha de uma herança imemorial com a América Latina e demsis países colonizados: por vias de uma cultura envolta em totalitarismo e histórico de censura, deu berço a um trauma e trava na memória dos seus povos; uma perda de referência na passagem de gerações, que se tornou branda e suscetível a ideia que se espalham como vírus e manipulações de insurgentes movimentos neofasscistas, que atuam nas camadas mais populosas e vulneráveis através da desinformação e alteração da narrativa dos fatos. A produção audiovisual desta docuficgão utilizou-se dos recursos de imageme som para traçar uma reflexão filosófica, cultural e sociopolitica sobre as rupturas e permanênciss da memória colonizada, na transmissão de aprendizados do campo da história, arte e comunicação. O vídeo se propôs a trabalhar a narração linear de uma ficção de um mundo que se inicia e se encerra nele mesmo, e ilustrá-lo com as imagens e registros que permeiam a vida pública e privada as memórias coletivas e afetivas, ordenados não linearmente, de tal forma que se estabeleça uma relação anacrônica entre as imagens do passado e do presente. A medida em que se apresenta a oposição entre real e ficção, público e privado, passado e presente, cria-se uma diegese atemporal com o que é dito e o que é visto, fazendo emergir à superficie os processos que a história registra e marca na cultura, na linguagem e na arte. A memória não pertence somente a0 passado, mas permeia e influencia constantemente o presente daqueles que a tem, permitindo vislumbrar novas possibilidades de futuro |
Abstract: | Brazil shares an immemorial heritage with Latin America and other colonized countries: through a culture wrapped up in totalitarianism and historics of censorship, it gave birth to a trauma and amnesia in the memory of its people; a loss of reference in the passage of generations, which has become mild and susceptible to ideas that spread like viruses and manipulations of insurgent neo-fascist movements, which act in the most populous and vulnerable layers of society through misinformation and alteration of the narrative of the facts. The audiovisual production of this paper used the resources of image and sound to outline a philosophicel, cultural and socio-political reflection on the ruptures and permanences of the colonized memory, in the the learning areas of history, art and communication. The video set out to work the linear narration of a fictional world, that begins and ends in itself, and illustrate this world with the images and records that permeate reality, in public and private life, ordered non- linearly, in a way that creates an anachronic relation between the images of the past and the present. As the opposition between real and fiction, public and private, past and present is established, a timeless diegesis is created with what is said and what is seen, bringing to the surface the processes that history records and marks on culture, language and art. Memory does not belong only to the past, but it constantly permestes and influences the present of those who have it, and allows them to glimpse new possibilities of future |
Palavras-chave: | Memória História Arte Narrativa Memory History Art Narrative |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Comunicação e Multimeios |
Citação: | Bruno, Ligia Vieira. Memento mori as rupturas e permanências dos nossos tempos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação e Multimeios) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30782 |
Data do documento: | 1-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Comunicação e Multimeios |
Arquivos associados a este item:
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