REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30084
Tipo: Monografia de Especialização
Título: A construção dos sentidos e o ensino da produção textual
Autor(es): Leite, Tatiana Magalhães
Primeiro Orientador: Fávero, Leonor Lopes
Resumo: O ensino de produção textual tem sido um grande desafio para os professores de Língua Portuguesa devido a grande dificuldade que os alunos demonstram na construção da tessitura de seus textos. Diante disso, este trabalho tem por objetivos: 1) analisar o uso dos elementos de coesão referencial por alunos do Ensino Fundamental em textos argumentativos; 2) verificar a contribuição de tais recursos linguísticos na construção dos sentidos no texto escrito e 3) examinar a construção do texto falado e seu ensino nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, analisamos quatro textos produzidos por alunos da rede privada de ensino, pautando-nos na perspectiva da Linguística Textual. A partir disso, foram feitas algumas reflexões críticas dos resultados obtidos e verificamos que, ao usar os recursos de coesão referencial, os alunos cometem algumas inadequações como a repetição do mesmo item lexical e ambiguidade de formas anafóricas, marcas típicas da oralidade. Mas também é possível perceber o uso adequado de elementos referenciais como a elipse e a sinonímia. Por fim, para o ensino de produção textual, especialmente o trabalho com a coesão visando a eliminação de marcas da oralidade inseridas nos textos dos alunos, propomos a estratégia da retextualização como forma de melhorar a produção do texto escrito. Para isso, usamos como procedimento metodológico as sequências didáticas a fim de servirem como base para que as aulas de redação conduzam o aluno a repensar a construção textual
Abstract: The teaching of textual production has been a major challenge to the teachers of Portuguese due to the great difficult that students demonstrate in the construction of his texts. Thus, this study aims to: 1) analyze the use of elements of referential cohesion by elementary school students in argumentative texts; 2) verify the contribution of those linguistics resources in the construction of the meaning in written texts and 3) examine the construction and the teaching in the Portuguese Language classes of the spoken text. For this purpose, we analyze four texts produced by private schools students, guiding us in the perspective of Text Linguistics. From this we made some critical reflections of the results obtained and we realise that by using the referential cohesion resources, the students make some inadequacies such as the repetition of the same lexical item and ambiguity of the anaphoric forms, typical marks of orality. But it is also possible to notice the adequate use of referential elements such as the ellipse and the synonymy. Finally, for the teaching of writing, specially the work with cohesion trying to eliminate marks of orality embedded in student writing, we propose the retextualization strategy as a way of improve the production of written text. For that, we use the didactic sequences as methodological procedure in order to use the writing classes as a way to make the students rethink the textual construction
Palavras-chave: Coesão referencial
Construção de sentidos
Ensino de produção textual
Marcas da oralidade
Retextualização
Referential cohesion
Construction of meaning
Teaching of textual production
Marks of orality
Retextualization
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Língua Portuguesa
Citação: Leite, Tatiana Magalhães. A construção dos sentidos e o ensino da produção textual. 2012. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30084
Data do documento: 29-Mar-2012
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATIANA MAGALHÃES LEITE.pdf20,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.