REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
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Tipo: Tese
Título: Autoria e inventio em processos de criação: uma contribuição da retórica aristotélica para a produção escrita na escola
Autor(es): Piovezan, Elioenai dos Santos
Primeiro Orientador: Ferreira, Luiz Antonio
Resumo: A capacidade de criar parece ser, definitivamente, uma das principais características que nos distingue dos outros animais. No entanto, dadas as condições de vida em contextos socioculturais pós-industriais que não valorizam o ato criativo em sua forma espontânea, as pessoas recolhem-se em um círculo delimitado por seus afazeres repetitivos e utilitários, seja na escola, no trabalho ou mesmo no lazer. Dessa forma, quando é proposto a um jovem que exerça sua autoria e crie um texto, a ausência de motivação ou inspiração torna o produto acabado muitas vezes em algo desconectado da realidade, sem viço, insonso, incolor, enfim, sem criatividade. Embora a elaboração de textos tenha sido sistematizada pelos gregos, como Aristóteles em Retórica, há mais de dois mil anos, ainda hoje procuramos a melhor forma não só de escrevê-los, mas também de ensinar a escrevê-los. Desafio facultado principalmente aos professores de Língua Portuguesa que poderiam ter sua árdua tarefa amenizada se conhecessem, acreditamos, a gênese do sistema retórico aristotélico: a Inventio. Dessa forma, a fim de trazer à luz ou fazer emergir à superfície os conhecimentos legados tão generosamente à posteridade, o objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre autoria e processos de criação como fenômenos fundamentados nesse lugar de suspensão e de expectativa que é a Inventio. Como desdobramentos da reflexão, os objetivos específicos buscam: revisar os conceitos de autoria, criatividade e processo de criação para compreender as condições e os mecanismos que permitem ao autor dar vida à sua criatura; evidenciar as relações entre a Inventio e os conhecimentos necessários para a elaboração de textos; e propor aos profissionais da Educação uma reflexão sobre a possibilidade de oferecer ao aluno uma experiência criativa por meio de ações que valorizem a autoria apesar da urgência e funcionalidade impostas pelos sistemas de ensino. O arcabouço teórico inclui as contribuições da Retórica Antiga, de Aristóteles (1991; 2013), Cícero (1949) e Quintiliano (2015), e das retóricas atuais, verificadas em Ferreira (2010), Meyer (2000), Bazerman (2014), Reboul (2004), Tringali (2012), Mateus (2018), entre outros; de pesquisadores do discurso e da autoria, como Bakhtin (2011), Foucault (1969); Chartier (2014), entre outros; dos estudos acerca da criatividade e processos de criação, notadamente em Ostrower (1987[1977]; 2013) e De Masi (2005). Como método investigativo, optamos pela revisão bibliográfica, utilização de categorias advindas de pesquisa sobre autoria e análise retórica com vistas à Inventio e autoria em um corpus que abrange produções e processos criativos do cantor, compositor e escritor Chico Buarque – como autor profissional e expressivo – notadamente no capítulo III, e de alunos da Educação Básica – como autores com potencial expressividade na escola, no capítulo IV. Ao final, deveremos ter contribuído de algum modo para que atividades de produção escrita autoral no contexto do ensino e da aprendizagem sejam realizadas com a esperada seriedade técnica sem renunciar ao prazer da criação
Abstract: The ability to create definitely seems to be one of the main characteristics that distinguishes us from other animals. However, given the living conditions in post-industrial sociocultural contexts that do not value the creative act in its spontaneous form, people withdraw into a circle delimited by their repetitive and utilitarian tasks, whether at school, at work or even at work. leisure. In this way, when it is proposed to a young person to exercise their authorship and create a text, the absence of motivation or inspiration often turns the finished product into something disconnected from reality, without freshness, sleepless, colorless, in short, without creativity. Although the elaboration of texts was systematized by the Greeks, such as Aristotle in Rhetoric, more than two thousand years ago, we are still looking for the best way not only to write them, but also to teach how to write them. A challenge offered mainly to Portuguese Language teachers who could have their arduous task eased if they knew, I believe, the genesis of the Aristotelian rhetorical system: the Inventio. Thus, in order to bring to light or bring to the surface the knowledge so generously bequeathed to posterity, the general objective of this research is to reflect on authorship and the creation processes as phenomena based on this place of suspension and expectation that is Inventio. As reflections unfolding, the specific objectives seek to: review the concepts of authorship, creativity and creation process to understand the conditions and mechanisms that allow the author to give life to his creature; highlight the relationships between Inventio and the knowledge necessary for writing texts; and to propose to Education professionals a reflection on the possibility of offering the student a creative experience through actions that value authorship despite the urgency and functionality imposed by education systems. The theoretical framework includes the contributions of Ancient Rhetoric, by Aristotle (1991; 2013), Cícero (1949) and Quintiliano (2015), and current rhetoric, verified in Ferreira (2010), Meyer (2000), Bazerman (2014), Reboul (2004), Tringali (2012), Mateus (2018), among others; from researchers of discourse and authorship, such as Bakhtin (2011), Foucault (1969); Chartier (2014), among others; of studies on creativity and creation processes, notably in Ostrower (1987[1977]; 2013) and De Masi (2005). As an investigative method, we opted for bibliographic review, use of categories arising from research on authorship and rhetorical analysis with a view to Inventio and authorship in a corpus that covers productions and creative processes of the singer, composer and writer Chico Buarque - as a professional and expressive author - notably in chapter III, and of Basic Education students – as authors with potential expressiveness at school, in chapter IV. In the end, we must have contributed in some way so that activities of authorial writing in the context of teaching and learning are carried out with the expected technical seriousness without renouncing the pleasure of creation
Palavras-chave: Retórica
Inventio
Autoria
Processos de criação
Produção escrita
Rhetoric
Inventio
Authorship
Creation processes
Written production
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Citação: Piovezan, Elioenai dos Santos. Autoria e inventio em processos de criação: uma contribuição da retórica aristotélica para a produção escrita na escola. 2022. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29633
Data do documento: 14-Set-2022
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