REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28854
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ponto de vista do professor sobre o uso da escrita de sinais na alfabetização de crianças surdas: Sign Writing
Autor(es): Cury, Daniela Ramalho
Primeiro Orientador: Moura, Maria Cecilia de
Resumo: Este trabalho procura compreender o processo de alfabetização com crianças Surdas levando em consideração o uso da escrita de sinais. A língua de sinais, até há pouco tempo, era vista como uma língua sem escrita, isto é, uma língua ágrafa. Na década de 70, surgiu o sistema de registro para as línguas de sinais – SignWriting - criado por Valerie Sutton, na qual ela registrava os movimentos da dança em escrita. A partir daí foi criada a escrita de sinais sendo esse considerado um marco histórico. Alguns estudos foram feitos a partir de então que demonstraram a importância do uso de escrita de sinais no processo de alfabetização de crianças Surdas. Além disso, espera-se que a SignWriting estimule os aspectos visuais e cognitivos dos Surdos. Os softwares SignWriting foram criados no mesmo período da origem da escrita de sinais e vieram para construir um patamar mais alto de interação dentro da própria comunidade Surda junto com a comunidade ouvinte. Os softwares criados visaram facilitar o uso da escrita da língua de sinais. Foi entrevistado um pedagogo com 14 anos de experiência no processo de alfabetização de crianças Surdas, sendo 5 anos ligada ao ensino da escrita de sinais Conforme a entrevista, pode-se verificar que a escrita de sinais e os softwares SignWriting ajudam a fortalecer a autoconfiança e autonomia das crianças Surdas durante seu processo de alfabetização
Palavras-chave: Surdo
Escrita de Sinais
Educação
Alfabetização
Língua de Sinais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Cury, Daniela Ramalho. O ponto de vista do professor sobre o uso da escrita de sinais na alfabetização de crianças surdas: Sign Writing. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28854
Data do documento: 1-Dez-2010
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELA RAMALHO CURY - TCC.pdf3,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.