Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28854
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ponto de vista do professor sobre o uso da escrita de sinais na alfabetização de crianças surdas: Sign Writing |
Autor(es): | Cury, Daniela Ramalho |
Primeiro Orientador: | Moura, Maria Cecilia de |
Resumo: | Este trabalho procura compreender o processo de alfabetização com crianças Surdas levando em consideração o uso da escrita de sinais. A língua de sinais, até há pouco tempo, era vista como uma língua sem escrita, isto é, uma língua ágrafa. Na década de 70, surgiu o sistema de registro para as línguas de sinais – SignWriting - criado por Valerie Sutton, na qual ela registrava os movimentos da dança em escrita. A partir daí foi criada a escrita de sinais sendo esse considerado um marco histórico. Alguns estudos foram feitos a partir de então que demonstraram a importância do uso de escrita de sinais no processo de alfabetização de crianças Surdas. Além disso, espera-se que a SignWriting estimule os aspectos visuais e cognitivos dos Surdos. Os softwares SignWriting foram criados no mesmo período da origem da escrita de sinais e vieram para construir um patamar mais alto de interação dentro da própria comunidade Surda junto com a comunidade ouvinte. Os softwares criados visaram facilitar o uso da escrita da língua de sinais. Foi entrevistado um pedagogo com 14 anos de experiência no processo de alfabetização de crianças Surdas, sendo 5 anos ligada ao ensino da escrita de sinais Conforme a entrevista, pode-se verificar que a escrita de sinais e os softwares SignWriting ajudam a fortalecer a autoconfiança e autonomia das crianças Surdas durante seu processo de alfabetização |
Palavras-chave: | Surdo Escrita de Sinais Educação Alfabetização Língua de Sinais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Pedagogia |
Citação: | Cury, Daniela Ramalho. O ponto de vista do professor sobre o uso da escrita de sinais na alfabetização de crianças surdas: Sign Writing. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28854 |
Data do documento: | 1-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANIELA RAMALHO CURY - TCC.pdf | 3,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.