REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCury, Daniela Ramalho
dc.contributor.advisor1Moura, Maria Cecilia de
dc.date.accessioned2022-10-14T20:32:04Z-
dc.date.available2022-10-14T20:32:04Z-
dc.date.issued2010-12-01
dc.identifier.citationCury, Daniela Ramalho. O ponto de vista do professor sobre o uso da escrita de sinais na alfabetização de crianças surdas: Sign Writing. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28854-
dc.description.resumoEste trabalho procura compreender o processo de alfabetização com crianças Surdas levando em consideração o uso da escrita de sinais. A língua de sinais, até há pouco tempo, era vista como uma língua sem escrita, isto é, uma língua ágrafa. Na década de 70, surgiu o sistema de registro para as línguas de sinais – SignWriting - criado por Valerie Sutton, na qual ela registrava os movimentos da dança em escrita. A partir daí foi criada a escrita de sinais sendo esse considerado um marco histórico. Alguns estudos foram feitos a partir de então que demonstraram a importância do uso de escrita de sinais no processo de alfabetização de crianças Surdas. Além disso, espera-se que a SignWriting estimule os aspectos visuais e cognitivos dos Surdos. Os softwares SignWriting foram criados no mesmo período da origem da escrita de sinais e vieram para construir um patamar mais alto de interação dentro da própria comunidade Surda junto com a comunidade ouvinte. Os softwares criados visaram facilitar o uso da escrita da língua de sinais. Foi entrevistado um pedagogo com 14 anos de experiência no processo de alfabetização de crianças Surdas, sendo 5 anos ligada ao ensino da escrita de sinais Conforme a entrevista, pode-se verificar que a escrita de sinais e os softwares SignWriting ajudam a fortalecer a autoconfiança e autonomia das crianças Surdas durante seu processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectEscrita de Sinaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLíngua de Sinaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ponto de vista do professor sobre o uso da escrita de sinais na alfabetização de crianças surdas: Sign Writingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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