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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28854
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Cury, Daniela Ramalho | |
dc.contributor.advisor1 | Moura, Maria Cecilia de | |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T20:32:04Z | - |
dc.date.available | 2022-10-14T20:32:04Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-01 | |
dc.identifier.citation | Cury, Daniela Ramalho. O ponto de vista do professor sobre o uso da escrita de sinais na alfabetização de crianças surdas: Sign Writing. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28854 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho procura compreender o processo de alfabetização com crianças Surdas levando em consideração o uso da escrita de sinais. A língua de sinais, até há pouco tempo, era vista como uma língua sem escrita, isto é, uma língua ágrafa. Na década de 70, surgiu o sistema de registro para as línguas de sinais – SignWriting - criado por Valerie Sutton, na qual ela registrava os movimentos da dança em escrita. A partir daí foi criada a escrita de sinais sendo esse considerado um marco histórico. Alguns estudos foram feitos a partir de então que demonstraram a importância do uso de escrita de sinais no processo de alfabetização de crianças Surdas. Além disso, espera-se que a SignWriting estimule os aspectos visuais e cognitivos dos Surdos. Os softwares SignWriting foram criados no mesmo período da origem da escrita de sinais e vieram para construir um patamar mais alto de interação dentro da própria comunidade Surda junto com a comunidade ouvinte. Os softwares criados visaram facilitar o uso da escrita da língua de sinais. Foi entrevistado um pedagogo com 14 anos de experiência no processo de alfabetização de crianças Surdas, sendo 5 anos ligada ao ensino da escrita de sinais Conforme a entrevista, pode-se verificar que a escrita de sinais e os softwares SignWriting ajudam a fortalecer a autoconfiança e autonomia das crianças Surdas durante seu processo de alfabetização | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Escrita de Sinais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Língua de Sinais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O ponto de vista do professor sobre o uso da escrita de sinais na alfabetização de crianças surdas: Sign Writing | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DANIELA RAMALHO CURY - TCC.pdf | 3,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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