Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27896
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Dificuldades de linguagem na escola: percepção de professores do ensino infantil |
Autor(es): | Dias, Jéssica Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Moura, Maria Cecilia de |
Resumo: | Introdução: É importante um ambiente rico e acolhedor para que o desenvolvimento da criança possa ser alcançado de forma ideal. Muitas vezes a creche não está preparada para trabalhar com as questões da linguagem de seus alunos. Objetivo: Avaliar como professores do ensino infantil percebem as dificuldades de linguagem. Método: pesquisa qualitativa realizada por meio de um questionário online. Bardin foi a base da análise. Resultado: Participaram 35 sujeitos sendo a maioria professores com tempo de atuação de 1 a 30 anos da rede pública e privada. A maioria das escolas é de ensino regular e tem inclusão de alunos com necessidades especiais. A maioria atua com alunos com necessidades especiais sendo que as necessidades especiais citadas foram: autismo, deficiência intelectual, síndrome de Down surdez, cegueira ou baixa visão, deficiência física, TOC e Hiperatividade. A maioria dos profissionais percebem as dificuldades dos alunos. Em sua formação, 60% aprenderam a lidar com as dificuldades dos alunos, e 40% não. Quando percebem as dificuldades dos alunos a maioria encaminha e orienta a família sobre as dificuldades. 94,3% acham que o fonoaudiólogo pode ajudar, e 5,7% não, mas só 8,6% tem fonoaudiólogo na escola. Conclusão: Concluiu-se que os professores sentem uma defasagem na formação inicial, onde eles não são preparados para enfrentar as dificuldades em sala de aula. Apesar dos problemas na formação, esses professores percebem a dificuldade dos seus alunos e buscam recursos para o seu trabalho. Seria importante uma parceria da escola com um fonoaudiólogo para trabalhar para auxiliar os professores nas questões relacionadas às áreas cobertas pela Fonoaudiologia |
Palavras-chave: | Desenvolvimento infantil Dificuldades de linguagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Fonoaudiologia |
Citação: | Dias, Jéssica Rodrigues. Dificuldades de linguagem na escola: percepção de professores do ensino infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27896 |
Data do documento: | 23-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JÉSSICA RODRIGUES DIAS - TCC.pdf | 793,6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.