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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27896
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Dias, Jéssica Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1 | Moura, Maria Cecilia de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-28T22:10:39Z | - |
dc.date.available | 2022-09-28T22:10:39Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-23 | - |
dc.identifier.citation | Dias, Jéssica Rodrigues. Dificuldades de linguagem na escola: percepção de professores do ensino infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27896 | - |
dc.description.resumo | Introdução: É importante um ambiente rico e acolhedor para que o desenvolvimento da criança possa ser alcançado de forma ideal. Muitas vezes a creche não está preparada para trabalhar com as questões da linguagem de seus alunos. Objetivo: Avaliar como professores do ensino infantil percebem as dificuldades de linguagem. Método: pesquisa qualitativa realizada por meio de um questionário online. Bardin foi a base da análise. Resultado: Participaram 35 sujeitos sendo a maioria professores com tempo de atuação de 1 a 30 anos da rede pública e privada. A maioria das escolas é de ensino regular e tem inclusão de alunos com necessidades especiais. A maioria atua com alunos com necessidades especiais sendo que as necessidades especiais citadas foram: autismo, deficiência intelectual, síndrome de Down surdez, cegueira ou baixa visão, deficiência física, TOC e Hiperatividade. A maioria dos profissionais percebem as dificuldades dos alunos. Em sua formação, 60% aprenderam a lidar com as dificuldades dos alunos, e 40% não. Quando percebem as dificuldades dos alunos a maioria encaminha e orienta a família sobre as dificuldades. 94,3% acham que o fonoaudiólogo pode ajudar, e 5,7% não, mas só 8,6% tem fonoaudiólogo na escola. Conclusão: Concluiu-se que os professores sentem uma defasagem na formação inicial, onde eles não são preparados para enfrentar as dificuldades em sala de aula. Apesar dos problemas na formação, esses professores percebem a dificuldade dos seus alunos e buscam recursos para o seu trabalho. Seria importante uma parceria da escola com um fonoaudiólogo para trabalhar para auxiliar os professores nas questões relacionadas às áreas cobertas pela Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de linguagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Dificuldades de linguagem na escola: percepção de professores do ensino infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Graduação em Fonoaudiologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JÉSSICA RODRIGUES DIAS - TCC.pdf | 793,6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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