REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Fonoaudiologia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Jéssica Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Moura, Maria Cecilia de-
dc.date.accessioned2022-09-28T22:10:39Z-
dc.date.available2022-09-28T22:10:39Z-
dc.date.issued2018-11-23-
dc.identifier.citationDias, Jéssica Rodrigues. Dificuldades de linguagem na escola: percepção de professores do ensino infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27896-
dc.description.resumoIntrodução: É importante um ambiente rico e acolhedor para que o desenvolvimento da criança possa ser alcançado de forma ideal. Muitas vezes a creche não está preparada para trabalhar com as questões da linguagem de seus alunos. Objetivo: Avaliar como professores do ensino infantil percebem as dificuldades de linguagem. Método: pesquisa qualitativa realizada por meio de um questionário online. Bardin foi a base da análise. Resultado: Participaram 35 sujeitos sendo a maioria professores com tempo de atuação de 1 a 30 anos da rede pública e privada. A maioria das escolas é de ensino regular e tem inclusão de alunos com necessidades especiais. A maioria atua com alunos com necessidades especiais sendo que as necessidades especiais citadas foram: autismo, deficiência intelectual, síndrome de Down surdez, cegueira ou baixa visão, deficiência física, TOC e Hiperatividade. A maioria dos profissionais percebem as dificuldades dos alunos. Em sua formação, 60% aprenderam a lidar com as dificuldades dos alunos, e 40% não. Quando percebem as dificuldades dos alunos a maioria encaminha e orienta a família sobre as dificuldades. 94,3% acham que o fonoaudiólogo pode ajudar, e 5,7% não, mas só 8,6% tem fonoaudiólogo na escola. Conclusão: Concluiu-se que os professores sentem uma defasagem na formação inicial, onde eles não são preparados para enfrentar as dificuldades em sala de aula. Apesar dos problemas na formação, esses professores percebem a dificuldade dos seus alunos e buscam recursos para o seu trabalho. Seria importante uma parceria da escola com um fonoaudiólogo para trabalhar para auxiliar os professores nas questões relacionadas às áreas cobertas pela Fonoaudiologiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Fonoaudiologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectDificuldades de linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.titleDificuldades de linguagem na escola: percepção de professores do ensino infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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