REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27896
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dificuldades de linguagem na escola: percepção de professores do ensino infantil
Autor(es): Dias, Jéssica Rodrigues
Primeiro Orientador: Moura, Maria Cecilia de
Resumo: Introdução: É importante um ambiente rico e acolhedor para que o desenvolvimento da criança possa ser alcançado de forma ideal. Muitas vezes a creche não está preparada para trabalhar com as questões da linguagem de seus alunos. Objetivo: Avaliar como professores do ensino infantil percebem as dificuldades de linguagem. Método: pesquisa qualitativa realizada por meio de um questionário online. Bardin foi a base da análise. Resultado: Participaram 35 sujeitos sendo a maioria professores com tempo de atuação de 1 a 30 anos da rede pública e privada. A maioria das escolas é de ensino regular e tem inclusão de alunos com necessidades especiais. A maioria atua com alunos com necessidades especiais sendo que as necessidades especiais citadas foram: autismo, deficiência intelectual, síndrome de Down surdez, cegueira ou baixa visão, deficiência física, TOC e Hiperatividade. A maioria dos profissionais percebem as dificuldades dos alunos. Em sua formação, 60% aprenderam a lidar com as dificuldades dos alunos, e 40% não. Quando percebem as dificuldades dos alunos a maioria encaminha e orienta a família sobre as dificuldades. 94,3% acham que o fonoaudiólogo pode ajudar, e 5,7% não, mas só 8,6% tem fonoaudiólogo na escola. Conclusão: Concluiu-se que os professores sentem uma defasagem na formação inicial, onde eles não são preparados para enfrentar as dificuldades em sala de aula. Apesar dos problemas na formação, esses professores percebem a dificuldade dos seus alunos e buscam recursos para o seu trabalho. Seria importante uma parceria da escola com um fonoaudiólogo para trabalhar para auxiliar os professores nas questões relacionadas às áreas cobertas pela Fonoaudiologia
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil
Dificuldades de linguagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fonoaudiologia
Citação: Dias, Jéssica Rodrigues. Dificuldades de linguagem na escola: percepção de professores do ensino infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27896
Data do documento: 23-Nov-2018
Aparece nas coleções:Graduação em Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÉSSICA RODRIGUES DIAS - TCC.pdf793,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.