Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27304
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Lucas Camargo de Barros | - |
dc.contributor.advisor1 | Cesarotto, Oscar | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-24T21:21:21Z | - |
dc.date.available | 2022-08-24T21:21:21Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-27 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, Lucas Camargo de Barros. O corpo-bicho: mal-estar e metamorfose em o fantasma e mal dos trópicos. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27304 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho parte de um dos grandes conflitos da humanidade: o embate entre a cultura e natureza. É a partir desse confronto que percorremos caminhos tortuosos para mergulhar em duas das mais contundentes obras do cinema contemporâneo: Mal dos Trópicos (Apichatpong Weerasethakul, 2004) e O Fantasma (João Pedro Rodrigues, 2000). A questão parte dos limites da carne explorado pelos realizadores para expandir a presença de um mesmo signo nas duas obras: o corpo-bicho. O que tal sintoma representa em cada uma das histórias? O corpo em crise que se metamorfoseia em frente das lentes dos realizadores é nossa principal matéria-prima para localizar os desdobramentos narrativos e de representação deste trabalho. A partir das ideias formuladas por Freud em Mal-estar na cultura (1929), especulando que a civilização seria a maior responsável pelo sofrimento humano, probletizaremos a escolha dos realizadores de trazer a forma animal como mecanismo para a representação da angústia de seus personagens. À luz das ideias de J. Lacan, Marie José Mondzain e E. Canetti, o corpo emerge como material sensível que imprime um possível lugar do sujeito homoerótico contemporâneo | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Metamorfose | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Contemporâneo | pt_BR |
dc.subject | Mal-estar | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | O corpo-bicho: mal-estar e metamorfose em o fantasma e mal dos trópicos | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCAS CAMARGO DE BARROS OLIVEIRA.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.