Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26074
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação ou auto-heteroecoformação? a capacitação/desenvolvimento tecnológico de professores em uma escola particular |
Título(s) alternativo(s): | Formation or self-heteroecoformation? the training/technological development of teachers in a private school |
Autor(es): | Santos, Cléria Ferreira dos |
Primeiro Orientador: | Freire, Maximina Maria |
Resumo: | O objetivo deste estudo é descrever e interpretar o fenômeno formação tecnológica de professores oportunizada por uma escola particular, percebida como um fenômeno da experiência humana. A fim de cumprir tal propósito, considero a seguinte pergunta de pesquisa: Qual é a natureza da formação tecnológica de professores oportunizada por uma escola particular? O fenômeno investigado é depreendido a partir dos sujeitos que o vivenciam, neste caso, cinco professores de Educação Básica, dentre eles, a pesquisadora, de uma escola particular da cidade de São Paulo. Esta pesquisa aborda os processos de formação tecnológica sob a perspectiva da Complexidade, de modo a observar a articulação das dimensões auto- , hetero- e eco formativas e, desse modo, promover reflexões acerca de oficinas de capacitação/desenvolvimento destinadas à formação tecnológica, entendida como aspecto importante da formação continuada de professores. A pesquisa está apoiada na Epistemologia da Complexidade (Morin 2005, 2010, 2015b, 2016), nos conceitos da pedagogia de Paulo Freire (1994, 2001, 2004), nos construtos da auto-heteroecoformação tecnológica de Freire (2009) e Freire e Leffa (2013) e na visão complexa da formação de professores de Moraes (2007, 2019). A orientação metodológica desta pesquisa, de natureza qualitativa, está ancorada na Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa, proposta por Freire (2009, 2012, 2017). A descrição e interpretação do fenômeno em foco foram elaboradas a partir de registros textuais obtidos em questionários e em um diário de estudo reflexivo. A investigação do fenômeno formação tecnológica de professores oportunizada por uma escola particular revelou os seguintes temas hermenêuticofenomenológicos complexos: tempo, autonomia, apoio e engajamento |
Abstract: | This study aims to describe and interpret the phenomenon of teacher technological training provided by a private school, perceived as a phenomenon of human experience. In order to fulfill this purpose, the following research question is considered: What is the nature of teacher technological training provided by a private school? The investigated phenomenon is inferred from the subjects who experienced it, i.e., five in-service basic education teachers, among them the researcher herself, who work in a private school in the city of São Paulo. This study examines teacher technological training under the Complexity approach to observe the self-, hetero-, and eco-articulations in their dimensions, thereby encouraging reflection on training/development workshops aimed at technology training, which is viewed as an important aspect of teacher education. The research is theoretically grounded in the Epistemology of Complexity (Morin 2005, 2010, 2015b, 2016), on Paulo Freire's Pedagogy (1994, 2001, 2004), on the self-hetero-eco technological formation constructs by Freire (2009) and Freire and Leffa (2013), and on the teacher education complex view by Moraes (2007, 2019). The methodological orientation of this qualitative study is guided by the Complex Hermeneutic-Phenomenological Approach, proposed by Freire (2009, 2012, 2017). The description and interpretation of the phenomenon in focus were drawn from textual registers obtained from questionnaires and a reflexive study journal. The phenomenon in focus: teacher technological training provided by a private school, revealed the following complex hermeneutic-phenomenological themes: time, autonomy, support, and engagement |
Palavras-chave: | Complexidade Auto-heteroecoformação Formação tecnológica Abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa Complexity Self-hetero-eco formation Technological training Complex hermeneutic-phenomenological approach |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Citação: | Santos, Cléria Ferreira dos. Formação ou auto-heteroecoformação? a capacitação/desenvolvimento tecnológico de professores em uma escola particular. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26074 |
Data do documento: | 4-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cleria Ferreira Dos Santos.pdf | 2,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.