REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Cléria Ferreira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3746380985600454pt_BR
dc.contributor.advisor1Freire, Maximina Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3673007161789295pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-11T20:23:48Z-
dc.date.available2022-05-11T20:23:48Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.identifier.citationSantos, Cléria Ferreira dos. Formação ou auto-heteroecoformação? a capacitação/desenvolvimento tecnológico de professores em uma escola particular. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26074-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é descrever e interpretar o fenômeno formação tecnológica de professores oportunizada por uma escola particular, percebida como um fenômeno da experiência humana. A fim de cumprir tal propósito, considero a seguinte pergunta de pesquisa: Qual é a natureza da formação tecnológica de professores oportunizada por uma escola particular? O fenômeno investigado é depreendido a partir dos sujeitos que o vivenciam, neste caso, cinco professores de Educação Básica, dentre eles, a pesquisadora, de uma escola particular da cidade de São Paulo. Esta pesquisa aborda os processos de formação tecnológica sob a perspectiva da Complexidade, de modo a observar a articulação das dimensões auto- , hetero- e eco formativas e, desse modo, promover reflexões acerca de oficinas de capacitação/desenvolvimento destinadas à formação tecnológica, entendida como aspecto importante da formação continuada de professores. A pesquisa está apoiada na Epistemologia da Complexidade (Morin 2005, 2010, 2015b, 2016), nos conceitos da pedagogia de Paulo Freire (1994, 2001, 2004), nos construtos da auto-heteroecoformação tecnológica de Freire (2009) e Freire e Leffa (2013) e na visão complexa da formação de professores de Moraes (2007, 2019). A orientação metodológica desta pesquisa, de natureza qualitativa, está ancorada na Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa, proposta por Freire (2009, 2012, 2017). A descrição e interpretação do fenômeno em foco foram elaboradas a partir de registros textuais obtidos em questionários e em um diário de estudo reflexivo. A investigação do fenômeno formação tecnológica de professores oportunizada por uma escola particular revelou os seguintes temas hermenêuticofenomenológicos complexos: tempo, autonomia, apoio e engajamentopt_BR
dc.description.abstractThis study aims to describe and interpret the phenomenon of teacher technological training provided by a private school, perceived as a phenomenon of human experience. In order to fulfill this purpose, the following research question is considered: What is the nature of teacher technological training provided by a private school? The investigated phenomenon is inferred from the subjects who experienced it, i.e., five in-service basic education teachers, among them the researcher herself, who work in a private school in the city of São Paulo. This study examines teacher technological training under the Complexity approach to observe the self-, hetero-, and eco-articulations in their dimensions, thereby encouraging reflection on training/development workshops aimed at technology training, which is viewed as an important aspect of teacher education. The research is theoretically grounded in the Epistemology of Complexity (Morin 2005, 2010, 2015b, 2016), on Paulo Freire's Pedagogy (1994, 2001, 2004), on the self-hetero-eco technological formation constructs by Freire (2009) and Freire and Leffa (2013), and on the teacher education complex view by Moraes (2007, 2019). The methodological orientation of this qualitative study is guided by the Complex Hermeneutic-Phenomenological Approach, proposed by Freire (2009, 2012, 2017). The description and interpretation of the phenomenon in focus were drawn from textual registers obtained from questionnaires and a reflexive study journal. The phenomenon in focus: teacher technological training provided by a private school, revealed the following complex hermeneutic-phenomenological themes: time, autonomy, support, and engagementen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComplexidadept_BR
dc.subjectAuto-heteroecoformaçãopt_BR
dc.subjectFormação tecnológicapt_BR
dc.subjectAbordagem hermenêutico-fenomenológica complexapt_BR
dc.subjectComplexityen_US
dc.subjectSelf-hetero-eco formationen_US
dc.subjectTechnological trainingen_US
dc.subjectComplex hermeneutic-phenomenological approachen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleFormação ou auto-heteroecoformação? a capacitação/desenvolvimento tecnológico de professores em uma escola particularpt_BR
dc.title.alternativeFormation or self-heteroecoformation? the training/technological development of teachers in a private schoolen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cleria Ferreira Dos Santos.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.