Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26065
Tipo: | Dissertação |
Título: | Um olhar da Gestalt-terapia para o luto da criança: uma revisão integrativa de literatura |
Título(s) alternativo(s): | Children’s grieving from the gestalt therapy perspective: an integrative literature review |
Autor(es): | Camps, Patricia Barrachina |
Primeiro Orientador: | Franco, Maria Helena Pereira |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo ampliar a compreensão do processo de luto da criança pelo olhar da Gestalt-terapia, abordagem dialógica que se ampara no método fenomenológico-existencial para compreender os fenômenos humanos. A abordagem gestáltica entende o ser humano como vir a ser, em um processo contínuo de ajustamentos criativos e de autorregulação organísmica. Desta forma, entende que o processo de luto é uma experiência que rompe o conhecido e requer a constituição de ajustamentos criativos para acomodar a nova realidade que se configura a partir da perda. A pesquisa foi construída a partir de uma revisão integrativa de literatura, visando identificar publicações que abordam o processo de luto da criança a partir dos pressupostos teóricos e epistemológicos da Gestalt-terapia. Os critérios de inclusão consideraram publicações do período de 2016 a 2021, em inglês ou português, com texto completo disponibilizado online. A partir da definição da pesquisa, foram delimitados os descritores “luto da criança” or “luto infantil” or “luto na infância” and “Gestalt-terapia” (e, em inglês, “grief” or “mourning” or “bereavement” and child* and “Gestalt therapy”), considerando as bases PubMed, Bireme-BVS (Lilacs, IBECS, MedLine, SciELO), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico, selecionadas por representarem importantes portais de artigos científicos desta área de investigação. Constatou-se que a incidência de estudos na abordagem gestáltica sobre o luto da criança é incipiente e que o incremento de pesquisas na área pode contribuir com a compreensão do processo de luto e das possibilidades interventivas na clínica em Gestaltterapia |
Abstract: | The purpose of this investigation was to broaden the current knowledge on the grieving process of children from the Gestalt therapy perspective, a dialogical approach that draws on the phenomenological-existential method to understand human phenomena. The Gestalt approach sees the human being as a continuous process of becoming—one of creative adjustments and organismic self-regulation—viewing the grieving process as an experience that breaks with previous life experience, requiring creative adjustments to accommodate the new reality emerging from the loss. An integrative literature review was conducted to identify publications addressing the grieving process in children from the theoretical and epistemological perspectives of Gestalt therapy. The inclusion criteria were studies in English or Portuguese, published during 2016-2021, and with full texts available online. “Grief” or “mourning” or “bereavement” and child* and “Gestalt therapy” (and, in Portuguese, “luto da criança” or “luto infantil” or “luto na infância” and “Gestalt-terapia”) were the descriptors employed in searches of the PubMed, Bireme-BVS (Lilacs, IBECS, MedLine, SciELO), CAPES Periodicals Portal, and Google Scholar databases, selected for their extensive content on scientific studies in this area of investigation. There is a dearth of studies on children’s grief using the Gestalt approach. Promoting research in this area can help expand the current knowledge base on the grieving process, as well as elucidate the potential for clinical interventions involving Gestalt therapy |
Palavras-chave: | Luto da criança Luto na infância Gestalt-terapia Children’s grief Childhood grief Gestalt therapy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica |
Citação: | Camps, Patricia Barrachina. Um olhar da Gestalt-terapia para o luto da criança: uma revisão integrativa de literatura. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Clínica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26065 |
Data do documento: | 30-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patricia Barrachina Camps.pdf | 907,35 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.