REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Psicologia Clínica
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamps, Patricia Barrachina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9890952409718469pt_BR
dc.contributor.advisor1Franco, Maria Helena Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7212544549219278pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-11T20:23:45Z-
dc.date.available2022-05-11T20:23:45Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.citationCamps, Patricia Barrachina. Um olhar da Gestalt-terapia para o luto da criança: uma revisão integrativa de literatura. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Clínica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26065-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo ampliar a compreensão do processo de luto da criança pelo olhar da Gestalt-terapia, abordagem dialógica que se ampara no método fenomenológico-existencial para compreender os fenômenos humanos. A abordagem gestáltica entende o ser humano como vir a ser, em um processo contínuo de ajustamentos criativos e de autorregulação organísmica. Desta forma, entende que o processo de luto é uma experiência que rompe o conhecido e requer a constituição de ajustamentos criativos para acomodar a nova realidade que se configura a partir da perda. A pesquisa foi construída a partir de uma revisão integrativa de literatura, visando identificar publicações que abordam o processo de luto da criança a partir dos pressupostos teóricos e epistemológicos da Gestalt-terapia. Os critérios de inclusão consideraram publicações do período de 2016 a 2021, em inglês ou português, com texto completo disponibilizado online. A partir da definição da pesquisa, foram delimitados os descritores “luto da criança” or “luto infantil” or “luto na infância” and “Gestalt-terapia” (e, em inglês, “grief” or “mourning” or “bereavement” and child* and “Gestalt therapy”), considerando as bases PubMed, Bireme-BVS (Lilacs, IBECS, MedLine, SciELO), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico, selecionadas por representarem importantes portais de artigos científicos desta área de investigação. Constatou-se que a incidência de estudos na abordagem gestáltica sobre o luto da criança é incipiente e que o incremento de pesquisas na área pode contribuir com a compreensão do processo de luto e das possibilidades interventivas na clínica em Gestaltterapiapt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this investigation was to broaden the current knowledge on the grieving process of children from the Gestalt therapy perspective, a dialogical approach that draws on the phenomenological-existential method to understand human phenomena. The Gestalt approach sees the human being as a continuous process of becoming—one of creative adjustments and organismic self-regulation—viewing the grieving process as an experience that breaks with previous life experience, requiring creative adjustments to accommodate the new reality emerging from the loss. An integrative literature review was conducted to identify publications addressing the grieving process in children from the theoretical and epistemological perspectives of Gestalt therapy. The inclusion criteria were studies in English or Portuguese, published during 2016-2021, and with full texts available online. “Grief” or “mourning” or “bereavement” and child* and “Gestalt therapy” (and, in Portuguese, “luto da criança” or “luto infantil” or “luto na infância” and “Gestalt-terapia”) were the descriptors employed in searches of the PubMed, Bireme-BVS (Lilacs, IBECS, MedLine, SciELO), CAPES Periodicals Portal, and Google Scholar databases, selected for their extensive content on scientific studies in this area of investigation. There is a dearth of studies on children’s grief using the Gestalt approach. Promoting research in this area can help expand the current knowledge base on the grieving process, as well as elucidate the potential for clinical interventions involving Gestalt therapyen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLuto da criançapt_BR
dc.subjectLuto na infânciapt_BR
dc.subjectGestalt-terapiapt_BR
dc.subjectChildren’s griefen_US
dc.subjectChildhood griefen_US
dc.subjectGestalt therapyen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleUm olhar da Gestalt-terapia para o luto da criança: uma revisão integrativa de literaturapt_BR
dc.title.alternativeChildren’s grieving from the gestalt therapy perspective: an integrative literature reviewen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
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