Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26032
Tipo: | Tese |
Título: | Conhecimentos do sistema de numeração decimal na perspectiva de futuros pedagogos |
Autor(es): | Nifoci, Renata Ercília Mendes |
Primeiro Orientador: | Manrique, Ana Lúcia |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo identificar conhecimentos sobre sistemas de numeração em docentes em formação para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. A partir disso, a pergunta norteadora deste trabalho foi: Que conhecimentos do conteúdo e curricular docentes em formação apresentam em relação ao sistema de numeração decimal? Para responder a esse questionamento, nos aportamos nos estudos sobre o PCK (Pedagogical Content Knowledge), de Lee Shulman. Também foi apresentado o estudo realizado sobre os sistemas de numeração egípcio, romano e indo-arábico, bem como uma análise sobre os documentos oficiais – PCN e BNCC – e a apresentação da legislação, que regula os cursos superiores, em especial o curso de Pedagogia. Participaram desta pesquisa 26 alunos matriculados no curso de Pedagogia, respondendo à um questionário que foi enviado de forma eletrônica. As análises foram feitas por meio da metodologia de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Como resultados, esta pesquisa evidenciou pontos significativos: os futuros pedagogos demonstram ter conhecimento sobre os documentos oficiais; faz-se necessário ao futuro pedagogo ter contato com a parte teórica sobre outros sistemas de numeração, além do sistema de numeração indo-arábico; e a importância do professor ter um conjunto de conhecimentos, como indicado por Shulman, para que realmente ocorra o aprendizado dos sistemas de numeração pelos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
Abstract: | This work aimed to identify the knowledge of kindergarten and the Brazilian equivalent to elementary school teachers in formation about numeral systems. Considering this, the guiding questions of this work was: What contents and curriculum knowledge do teachers in formation must have about the decimal number system? To answer it, the PCK (Pedagogical Content Knowledge), by Lee Shulman, was approached. It was also presented a study about the Egyptian, Roman and Hindu-Arabic number systems, as well as an analysis of the official Brazilian curricular documents - PCN and BNCC – and the presentation of the graduation courses’ regulamentation, specially in the Pedagogy field. Twenty-six students subscribed to the Pedagogy course took part on this research, answering to an electronic form. The analysis were done through the Bardin’s Content Analysis methodology. As a result, this research highlighted meaningful points: the future pedagogues showed knowledge about the official documents; meanwhile, it is necessary for them to get in touch with the theoretical approach of other numeral systems, apart from the Hindu-Arabic; additionally, the importance a set of knowledge that teachers should have, as pointed out by Shulman, in order to the junior students being truly able to learn the numeral systems |
Palavras-chave: | Sistemas de numeração Conhecimento pedagógico do conteúdo Formação de professores Numeral systems Pedagogical knowledge of content Teacher training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
Citação: | Nifoci, Renata Ercília Mendes. Conhecimentos do sistema de numeração decimal na perspectiva de futuros pedagogos. 2022. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26032 |
Data do documento: | 22-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Renata Ercilia Mendes Nifoci.PDF | 1,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.