Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24706
Tipo: | Tese |
Título: | História do Museu Pedagógico Nacional: Pedagogium – um museu de grandes novidades (1890-1919) |
Autor(es): | Silva, Camila Marchi da |
Primeiro Orientador: | Braghini, Katya Mitsuko Zuquim |
Resumo: | O Museu Pedagógico Nacional – Pedagogium foi fundado em 1890 e organizado pelo Decreto nº 981, o qual previa a reforma das instruções primária e secundária. Era função da instituição oferecer ao público e aos professores, principalmente, os meios de instrução profissional, a exposição dos melhores métodos e do material de ensino mais aperfeiçoado, inclusive, oferecendo formação de diferentes tipos. Para tanto, era essencial que a instituição cumprisse algumas exigências: manter a exposição permanente de um museu pedagógico; oferecer cursos científicos; expor e montar gabinetes e laboratórios de Ciências Físicas e História Natural; organizar exposições escolares anuais; dirigir uma escola primária modelo; oferecer uma classe para trabalhos manuais; organizar coleções e modelos para o ensino concreto nas escolas públicas e publicar uma revista pedagógica. Logo, sabe-se uma parcela da história dessa instituição como centro de formação de professores. No entanto, é desconhecida a sua faceta como museu de exposição comercial, uma dentre as várias apresentadas pela instituição. Esta pesquisa pretendeu, dentre diversas questões, compreender e analisar a constituição do acervo do Pedagogium, levando em conta as suas relações entre o comércio e a indústria, tentando compreender a sua organização e, por hipótese, ver e analisar interferências comerciais na sua composição. Perguntou-se: qual a relação de tal instituição, símbolo de modernidade pedagógica, com o mercado pedagógico da época? Para tanto, buscou-se diálogo com a bibliografia especializada e o estudo de documentos localizados no Arquivo Nacional, o Arquivo Municipal do Rio de Janeiro, da Biblioteca Nacional e Centro de Memória Institucional – CEMI, entre outros. Foi observado que o Pedagogium funcionou como um museu de divulgação, estabeleceu relações com empresas de materiais didáticos e incentivou o uso de objetos e tecnologias pedagógicas. Além disso, o papel de formação de professores do Museu foi confirmado: oferecia cursos e conferências sobre temas diversos, abrindo espaço para utilização do acervo pelos professores, promovendo formações diversas para o público em geral, sendo este uma espécie de centro cultural e espaço de debates e disputas políticas no âmbito da educação. No caso, o Museu Pedagógico Nacional pode ser compreendido como um museu de exibição de inovações e modernidades pedagógicas, um museu de grandes novidades |
Abstract: | The National Pedagogic Museum – Pedagogium – was founded in 1890 and organized by Decree number 981, which foresaw the reform of primary and secondary education. It was the institution’s mission to offer the general public and mostly, teacher, the means to professional education, the exhibition of the best methods and most advanced educational material, as well as to provide different types of courses. For such, it was essential that the institution obliged by certain criteria: keep a permanent exhibit of the pedagogic museum; offer scientific courses; exhibit and put together science laboratories for physical sciences and natural history; organize annual school visitations; direct a model primary school; offer a class for manual crafts; organize collections and models for education in public schools; and publish an educational magazine. As such, this institution is also known for its history as a center for the education of teachers. However, its life as a museum for commercial exhibits is unknown. This work intends to, among other questions, understand and analyze the constitution of the Pedagogium’s collection, taking into consideration it’s relationships with commerce and industry, trying to comprehend its organization and, by hypothesis, identify and analyze commercial interference in the composition of said collection. The question is: what is the exact relationship of this institution, a symbol of educational modernity, with the educational industry and market of its time? In order to answer this question, research and analysis of documents and specialized bibliography was conducted at the National Archive, the Municipal Archive of Rio de Janeiro, the National Library and CEMI - Centro de Memoria Institutional, among other sources. It was observed that the Pedagogium worked, effectively, as a promotional museum, established relationships with companies that produced educational supplies and incentivized the use of materials, objects and educational technologies. Besides that, the institution’s role as providing education for teachers was confirmed, as it offered courses and conferences about several themes, being a space for research in the collection by teachers, promoting courses for the general public, as well as serving as a cultural center and space of debates and political disputes in the field of education. The National Pedagogic Museum can be understood as a museum for exhibits of innovation and pedagogic modernity - a grand museum of novelty |
Palavras-chave: | Pedagogium Museu pedagógico Exposições pedagógicas Mercado pedagógico Cultura material escolar Pedagogium Pedagogic museum Pedagogic exhibit Pedagogic market Scholar material culture |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Silva, Camila Marchi da. História do Museu Pedagógico Nacional: Pedagogium – um museu de grandes novidades (1890-1919). 2021. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24706 |
Data do documento: | 27-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Camila Marchi.pdf | 10,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.