REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Camila Marchi da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1716993144196948pt_BR
dc.contributor.advisor1Braghini, Katya Mitsuko Zuquim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346391673249451pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T15:41:58Z-
dc.date.available2022-02-22T15:41:58Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationSilva, Camila Marchi da. História do Museu Pedagógico Nacional: Pedagogium – um museu de grandes novidades (1890-1919). 2021. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24706-
dc.description.resumoO Museu Pedagógico Nacional – Pedagogium foi fundado em 1890 e organizado pelo Decreto nº 981, o qual previa a reforma das instruções primária e secundária. Era função da instituição oferecer ao público e aos professores, principalmente, os meios de instrução profissional, a exposição dos melhores métodos e do material de ensino mais aperfeiçoado, inclusive, oferecendo formação de diferentes tipos. Para tanto, era essencial que a instituição cumprisse algumas exigências: manter a exposição permanente de um museu pedagógico; oferecer cursos científicos; expor e montar gabinetes e laboratórios de Ciências Físicas e História Natural; organizar exposições escolares anuais; dirigir uma escola primária modelo; oferecer uma classe para trabalhos manuais; organizar coleções e modelos para o ensino concreto nas escolas públicas e publicar uma revista pedagógica. Logo, sabe-se uma parcela da história dessa instituição como centro de formação de professores. No entanto, é desconhecida a sua faceta como museu de exposição comercial, uma dentre as várias apresentadas pela instituição. Esta pesquisa pretendeu, dentre diversas questões, compreender e analisar a constituição do acervo do Pedagogium, levando em conta as suas relações entre o comércio e a indústria, tentando compreender a sua organização e, por hipótese, ver e analisar interferências comerciais na sua composição. Perguntou-se: qual a relação de tal instituição, símbolo de modernidade pedagógica, com o mercado pedagógico da época? Para tanto, buscou-se diálogo com a bibliografia especializada e o estudo de documentos localizados no Arquivo Nacional, o Arquivo Municipal do Rio de Janeiro, da Biblioteca Nacional e Centro de Memória Institucional – CEMI, entre outros. Foi observado que o Pedagogium funcionou como um museu de divulgação, estabeleceu relações com empresas de materiais didáticos e incentivou o uso de objetos e tecnologias pedagógicas. Além disso, o papel de formação de professores do Museu foi confirmado: oferecia cursos e conferências sobre temas diversos, abrindo espaço para utilização do acervo pelos professores, promovendo formações diversas para o público em geral, sendo este uma espécie de centro cultural e espaço de debates e disputas políticas no âmbito da educação. No caso, o Museu Pedagógico Nacional pode ser compreendido como um museu de exibição de inovações e modernidades pedagógicas, um museu de grandes novidadespt_BR
dc.description.abstractThe National Pedagogic Museum – Pedagogium – was founded in 1890 and organized by Decree number 981, which foresaw the reform of primary and secondary education. It was the institution’s mission to offer the general public and mostly, teacher, the means to professional education, the exhibition of the best methods and most advanced educational material, as well as to provide different types of courses. For such, it was essential that the institution obliged by certain criteria: keep a permanent exhibit of the pedagogic museum; offer scientific courses; exhibit and put together science laboratories for physical sciences and natural history; organize annual school visitations; direct a model primary school; offer a class for manual crafts; organize collections and models for education in public schools; and publish an educational magazine. As such, this institution is also known for its history as a center for the education of teachers. However, its life as a museum for commercial exhibits is unknown. This work intends to, among other questions, understand and analyze the constitution of the Pedagogium’s collection, taking into consideration it’s relationships with commerce and industry, trying to comprehend its organization and, by hypothesis, identify and analyze commercial interference in the composition of said collection. The question is: what is the exact relationship of this institution, a symbol of educational modernity, with the educational industry and market of its time? In order to answer this question, research and analysis of documents and specialized bibliography was conducted at the National Archive, the Municipal Archive of Rio de Janeiro, the National Library and CEMI - Centro de Memoria Institutional, among other sources. It was observed that the Pedagogium worked, effectively, as a promotional museum, established relationships with companies that produced educational supplies and incentivized the use of materials, objects and educational technologies. Besides that, the institution’s role as providing education for teachers was confirmed, as it offered courses and conferences about several themes, being a space for research in the collection by teachers, promoting courses for the general public, as well as serving as a cultural center and space of debates and political disputes in the field of education. The National Pedagogic Museum can be understood as a museum for exhibits of innovation and pedagogic modernity - a grand museum of noveltyen_US
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiumpt_BR
dc.subjectMuseu pedagógicopt_BR
dc.subjectExposições pedagógicaspt_BR
dc.subjectMercado pedagógicopt_BR
dc.subjectCultura material escolarpt_BR
dc.subjectPedagogiumen_US
dc.subjectPedagogic museumen_US
dc.subjectPedagogic exhibiten_US
dc.subjectPedagogic marketen_US
dc.subjectScholar material cultureen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleHistória do Museu Pedagógico Nacional: Pedagogium – um museu de grandes novidades (1890-1919)pt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Marchi.pdf10,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.