REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação
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Tipo: Dissertação
Título: A compreensão da dimensão subjetiva da deriva educacional e os caminhos para a construção da reinserção escolar
Autor(es): Almeida, Victor Alexandre Ferreira de
Primeiro Orientador: Ronca, Antonio Carlos Caruso
Resumo: Embora muito tenha sido coletivamente conquistado quanto à universalização da educação, o sistema educacional brasileiro tem historicamente produzido a exclusão escolar. Mesmo com os avanços recentes na inserção de crianças e adolescentes no ensino fundamental, a evasão escolar ainda se faz presente nos últimos anos dessa modalidade e no ensino médio. No Brasil, em 2019, entre as 69,5 milhões de pessoas de 25 anos ou mais fora da escola sem ter concluído a educação básica, 60,7 milhões chegaram a frequentá-la. Esses sujeitos, cuja experiência prévia de escolarização pode ter se constituído como barreira para o retorno ao processo de escolarização por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou para o acesso aos proveitos escolares nessa modalidade, foram entendidos neste trabalho como em condição de deriva educacional. Esta categoria foi formulada nesta dissertação para sintetizar esse fenômeno social, mas também para negar a responsabilização individual dos sujeitos quanto a uma condição produzida histórica e socialmente. Considerando a importância dos processos de escolarização, sobretudo quanto à socialização crítica dos conhecimentos escolares para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e para a desalienação da consciência, entende-se que é urgente que sejam ampliados e aprimorados os processos de reinserção escolar na EJA. Partindo desse compromisso e com base nos pressupostos e categorias teóricometodológicas do Materialismo Histórico-Dialético e da Psicologia Sócio-histórica, o presente trabalho teve como objetivo compreender a dimensão subjetiva da deriva educacional e reconhecer as possibilidades e desafios de superação dessa condição junto a três professoras (es) com experiência em EJA no município de São Paulo. As informações foram produzidas por meio de encontros individuais online com três professoras (es) da EJA a partir da proposta de conversação. Para favorecer o movimento de superação da aparência para se chegar à essência do fenômeno social estudado, as falas foram analisadas com base no procedimento dos Núcleos de Significação. A partir da análise das significações, foi possível compreender que, indo contra as limitações da agenda excludente para a educação e em oposição aos processos que tem a intenção de degradar a EJA, as (os) docentes têm criado coletivamente alternativas anti-hegemônicas no cotidiano escolar. Entre as possibilidades construídas, as ações de produção da reinserção escolar, as quais precisam ainda ser expandidas para que possam abranger o contingente de pessoas em condição de deriva educacional. Frente às tentativas de enfraquecimento dessa modalidade em sua função social, as (os) professoras (es) realizam o acolhimento educacional para buscar oferecer às (aos) estudantes a educação mais aproximada de suas necessidades de ensino-aprendizagem. Diante das investidas no sentido da redução da EJA, elas (es) realizam ações de produção da reinserção escolar e trazem mais estudantes ao processo de escolarização. A atividade docente tem grande potencialidade para o fortalecimento dessa modalidade ainda imprescindível e as alternativas construídas por essas (es) profissionais podem ser tomadas como referência para a ampliação e o aprimoramento da EJA e dos urgentes processos de produção da reinserção escolar
Abstract: Although much has been collectively achieved regarding the education universalization, the Brazilian educational system historically continues to produce school exclusion. Even with the recent advances in the insertion of children and adolescents in elementary school, school dropout is still present in this modality last years and in high school. In Brazil, in 2019, among the 69.5 million people aged 25 or over out of school without having completed Basic Education, 60.7 million went through schooling before being excluded. Those people, whose previous schooling experience may have constituted a barrier to returning to the schooling process in Youth and Adult Education (EJA), or to accessing this modality school benefits, were understood in this research as in a educational drift situation. This category was formulated in this work to synthesize this social phenomenon, but also to deny the individual blaming of subjects regarding a condition historically and socially produced. Considering the schooling processes importance, especially regarding the school knowledge critical socialization for the development of higher psychological functions and for the conscience de-alienation, it is understood that it is urgent that the processes of school reinsertion in EJA be expanded and improved. Starting from this commitment and based on the theoretical-methodological assumptions and categories of Historical-Dialectical Materialism and Socio-Historical Psychology, the present work aimed to understand the subjective dimension of educational drift and to recognize the possibilities and challenges of overcoming this condition together with three teachers with experience in EJA in the city of São Paulo. The information was produced through online individual meetings with three EJA teachers based on the conversation proposal. To favor the movement of overcoming appearance to reach the studied social phenomenon essence, the statements were analyzed based on the signification nuclei procedure. From the singifications analysis, it was possible to understand that, going against the exclusionary agenda for education limitations and in opposition to the processes that intend to degrade EJA, teachers have collectively created anti-hegemonic alternatives in everyday life school. Among the possibilities built are the production of school reinsertion actions, which still need to be expanded so that they can cover the people in a condition of educational drift contingent. Faced with attempts to weaken this modality in its social function, the teachers carry out the educational reception in order to seek to offer the students the education that is closest to their teaching-learning needs. In view of the efforts to reduce this modality, they carry out actions to produce school reinsertion and bring more students to EJA. The teaching activity has great potential to strengthen this still essential modality and the alternatives created by these professionals can be taken as a reference for the EJA expansion and improvement and the urgent production processes of school reinsertion
Palavras-chave: Psicologia Sócio-histórica
Dimensão subjetiva
Deriva educacional
Reinserção escolar
Educação de Jovens e Adultos
Socio-historical psychology
Subjective dimension Educational drift
School reinsertion
Youth and adult education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Almeida, Victor Alexandre Ferreira de. A compreensão da dimensão subjetiva da deriva educacional e os caminhos para a construção da reinserção escolar. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24671
Data do documento: 22-Nov-2021
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