REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24259
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições do design thinking no ensino fundamental: anos iniciais em um contexto de aprendizagem por projeto
Autor(es): Licosa, Graziella Matarazzo di
Primeiro Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da
Resumo: Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O estudo teve por objetivo refletir sobre a aplicação da abordagem do Design Thinking (DT) no Ensino Fundamental - Anos Iniciais, em um contexto de Aprendizagem por Projeto. Os objetivos específicos foram compilar e sistematizar os fundamentos da proposta curricular da Escola em tela nessa pesquisa; narrar a jornada de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais de uma turma de escola particular paulistana com a abordagem do DT; e traçar o possível diálogo entre o currículo e a jornada analisada, buscando identidades e saliências. Esta proposição se pautou em uma pesquisa de campo experimental, em que a pesquisadora foi também protagonista do processo de ensino e aprendizagem por projetos utilizando a abordagem do Design Thinking e fez-se relevante porque, ainda que todos os objetos criados desde o surgimento da humanidade tenham passado por um processo de design, e o Design como profissão ou campo científico é algo recentemente definido. A metodologia utilizada foi a de pesquisa de abordagem qualitativa e narrativa contou práticas realizadas em uma escola particular da cidade de São Paulo (SP). As principais referências desta obra foram Brown (2008, 2009, 2010), Moran (2017, 2018) Silva (1999), Goodlad (1977) e Abramowicz et al. (2006). Para além da análise da abordagem pedagógica, esta investigação busca identificar o currículo vivo da escola que ela impõe, segundo o que é proposto por John Inkster Goodlad (1977), levantando o currículo experienciado, o operacional, o percebido e o formal. Ademais, como pesquisa participante, busca a construção progressiva de um saber que poderá ser compartilhado, partindo da teoria crítica da educação e da discussão sobre o papel das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem no Séc. XXI. Os resultados da pesquisa sugerem que a abordagem do Design Thinking traz estratégias que apoiam o contexto da aprendizagem por projeto, enfatizando, contudo, que é necessário se atentar a sua efetividade quando se parte de um projeto, pois contém metodologia com particularidades que demandam do educador e da escola o desenho de um currículo que atenda às especificidades deste contexto
Abstract: This dissertation is part of the line of research New Technologies in Education, of the Graduate Program in Education: Curriculum of the Pontifical Catholic University of São Paulo. The study aimed to reflect on the application of the Design Thinking (DT) approach in Lower School, in a context of Project Based Learning. The specific objectives were to compile and systematize the fundamentals of the curricular proposal of the School in question in this research; narrate the journey of students of the 5th grade of a class from a private school in São Paulo with the DT approach; and to outline the possible dialogue between the curriculum and the journey analyzed, looking for identities and prominences. This proposition was based on an experimental field research, in which the researcher was also the protagonist of the process of teaching and learning through projects using the Design Thinking approach and became relevant because, even though all objects created since the emergence of humanity have passed through a design process, Design as a profession or scientific field is something recently defined. The methodology used was the research of qualitative and narrative approach, so that practices carried out in a private school in the city of São Paulo (SP) were counted. The main references of this work were Brown (2008, 2009, 2010), Moran (2017, 2018) Silva (1999), Goodlad (1977) and Abramowicz et al. (2006). In addition to the analysis of the pedagogical approach, this investigation seeks to identify the school's living curriculum that it imposes, according to what is proposed by John Inkster Goodlad (1977), surveying the experienced, the operational, the perceived and the formal curriculum. Furthermore, as participatory research, it seeks the progressive construction of knowledge that can be shared, starting from the critical theory of education and from the discussion on the role of active methodologies in the teaching and learning process in the 21st century. The research results suggest that the Design Thinking approach brings strategies that support the context of Project Based Learning, emphasizing, however, that it is necessary to pay attention to its effectiveness when part of a project, as it contains methodology with particularities that demand from the educator and the school's design of a curriculum that meets the specifics of this context
Palavras-chave: Currículo
Design Thinking
Metodologias ativas
Curriculum
Design Thinking
Active learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Licosa, Graziella Matarazzo di. Contribuições do design thinking no ensino fundamental: anos iniciais em um contexto de aprendizagem por projeto. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24259
Data do documento: 14-Mai-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Graziella Matarazzodi Licosa.pdf7,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.