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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23689
Tipo: | Dissertação |
Título: | Proposta de avaliação heurística para jogos em ambientes de realidade virtual |
Autor(es): | Eguchi, Michele Frias |
Primeiro Orientador: | Hildebrand, Hermes Renato |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar uma proposta de Avaliação Heurística para jogos em ambiente de Realidade Virtual (RV) com o objetivo de analisar se a convergência de heurísticas disponíveis na literatura auxilia na descoberta de problemas de usabilidade e jogabilidade em jogos imersivos com interfaces de RV. O sistema de RV para jogos está em ascensão e, desta forma, a necessidade de se investir em pesquisas que proporcionem uma experiência melhor aos jogadores é indispensável quando envolvem os elementos de usabilidade, entretenimento, imersão e conforto. Partindo do princípio que heurísticas assertivas contribuem para a descoberta e melhora do funcionamento acerca de RV e jogos imersivos, efetuou-se uma Revisão Sistemática de Literatura na qual foram analisadas mais de 150 heurísticas para encontrar um equilíbrio entre todas elas e cumprir o objetivo deste trabalho. Constatou-se que a junção de heurísticas assertivas contribui com o trabalho de pesquisadores, designers e desenvolvedores de jogos em RV. Após a aplicação desta revisão, foi realizada uma investigação bibliográfica que permitiu compreender as necessidades de um ambiente virtual. Em seguida, realizou-se um estudo sobre as definições que existem na literatura acerca de usabilidade e jogabilidade. Desta forma, com diversos dados e informações relevantes, 38 heurísticas foram selecionadas para avaliar dois jogos imersivos do console Playstation 4 VR, o jogo Rez Infinite VR e o jogo Residente Evil: Biohazard, ambos como estudo de caso |
Abstract: | This research has as main objective to present a proposal of Heuristic Evaluation for games in Virtual Reality environment with the objective to analyze if the convergence of heuristics available in the literature helps in the discovery of usability and playability problems in immersive games. The Virtual Reality system for games is on the rise and, thus, the need to invest in research that provides a better experience to players is indispensable when involving the elements usability, entertainment, immersion, and comfort. If assertive heuristics contribute to the discovery and improvement of Virtual Reality and immersive games, a Systematic Literature Review was performed in which more than 150 heuristics were analyzed to find a balance between all of them and fulfill the objective of this work, of verifying that the joining of assertive heuristics contributes with the work of researchers, designers and game developers in Virtual Reality. After the application of this review, a bibliographic research was also carried out to understand the needs of a virtual environment. Then, a study on the definitions that exist in the literature about usability and playability was researched. Thus, with various data and relevant information, 38 heuristics were selected to evaluate two immersive games of the Playstation 4 VR console, the game Rez Infinite VR and the Resident game Evil: Biohazard, both as case study |
Palavras-chave: | Realidade virtual Avaliação heurística Usabilidade Virtual reality Heuristic evaluation Usability |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Eguchi, Michele Frias. Proposta de avaliação heurística para jogos em ambientes de realidade virtual. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23689 |
Data do documento: | 29-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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