REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23632
Tipo: Tese
Título: Comunidade Virtual de Prática (VCoP) como apoio à educação a distância no IFMT em tempos de pandemia: a narrativa reflexiva de um percurso
Título(s) alternativo(s): Virtual Community of Practice (VCoP) as a support to distance learning at IFMT in pandemic times: a reflective narrative of a journey
Autor(es): Cruz Neto, Constantino Dias da
Primeiro Orientador: Hessel, Ana Maria Di Grado
Resumo: Este estudo investigou o funcionamento de uma Comunidade Virtual de Prática (VCoP) em uma instituição de ensino, durante a pandemia da COVID-19. Organizada para suportar a formação de mediadores de um curso de formação emergencial de professores, a distância, a VCoP tinha em seus praticantes, todos servidores com experiência na modalidade EaD, os sujeitos da pesquisa. Como objetivo principal, o estudo procurou compreender como ocorre a interação entre os praticantes da VCoP por meio das tecnologias digitais em rede. Para tanto, foi necessário abordar as interações sob o ponto de vista sócio-histórico e, também, baseadas na Teoria Social da Aprendizagem, especificamente na perspectiva da Aprendizagem Situada, fundamental para compreender a abordagem das Comunidades de Prática (CoP). Ao conectar essas concepções fundantes aos saberes como a cibernética, inteligência artificial, aprendizagem ubíqua, ciência cognitiva e do pensamento complexo, o estudo promoveu uma atualização referencial importante para situar a VCoP no centro de uma trama interdisciplinar. Tal conexão ajudou a aproximar a perspectiva proposta por Jean Lave e Etienne Wenger ao cenário baseado na área educacional, tendência crescente, conforme evidenciada nos estudos correlatos. Tendo por base metodológica a pesquisa-ação e por meio da análise multirreferencial das reflexões lançadas em diário de pesquisa on-line, o estudo mostrou que o engajamento dos praticantes em torno de suas ações coletivas de mediação no curso, os levou a uma situação de aprendizagem benéfica a eles e mostrou à comunidade acadêmica que a instituição pode se organizar para ensinar e aprender em um momento crítico
Abstract: This study investigated the functioning of a Virtual Community of Practice (VCoP) in an educational institution, during the COVID-19 pandemic. Organized to support the training of mediators in an emergency teacher training course, at a distance, VCoP had in its practitioners, all civil servants with experience in distance education, the subjects of the research. As a main objective, the study sought to understand how the interaction between VCoP practitioners occurs through digital network technologies. For that, it was necessary to approach the interactions from the socio-historical point of view and, also, based on the Social Theory of Learning, specifically in the perspective of Situated Learning, fundamental to understand the Communities of Practice (CoP) approach. By connecting these fundamental concepts to knowledge such as cybernetics, artificial intelligence, ubiquitous learning, cognitive science and complex thinking, the study promoted an important reference update to place VCoP at the center of an interdisciplinary plot. This connection helped to bring the perspective proposed by Jean Lave and Etienne Wenger closer to the scenario based on the educational area, a growing trend, as evidenced in related studies. Based on the methodological basis of action research and through a multi-referential analysis of the reflections launched in an online research diary, the study showed that the engagement of practitioners around their collective mediation actions in the course, led them to a situation of beneficial to them and showed the academic community that the institution can organize itself to teach and learn at a critical moment
Palavras-chave: Comunidades virtuais
Ambientes virtuais compartilhados
Comunidade Virtual de Prática
Virtual communities
Shared virtual environments
Virtual Community of Practice
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Cruz Neto, Constantino Dias da. Comunidade Virtual de Prática (VCoP) como apoio à educação a distância no IFMT em tempos de pandemia: a narrativa reflexiva de um percurso. 2021. 194 f. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23632
Data do documento: 18-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Constantino Dias da Cruz Neto.pdf13,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.