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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23632
Tipo: | Tese |
Título: | Comunidade Virtual de Prática (VCoP) como apoio à educação a distância no IFMT em tempos de pandemia: a narrativa reflexiva de um percurso |
Título(s) alternativo(s): | Virtual Community of Practice (VCoP) as a support to distance learning at IFMT in pandemic times: a reflective narrative of a journey |
Autor(es): | Cruz Neto, Constantino Dias da |
Primeiro Orientador: | Hessel, Ana Maria Di Grado |
Resumo: | Este estudo investigou o funcionamento de uma Comunidade Virtual de Prática (VCoP) em uma instituição de ensino, durante a pandemia da COVID-19. Organizada para suportar a formação de mediadores de um curso de formação emergencial de professores, a distância, a VCoP tinha em seus praticantes, todos servidores com experiência na modalidade EaD, os sujeitos da pesquisa. Como objetivo principal, o estudo procurou compreender como ocorre a interação entre os praticantes da VCoP por meio das tecnologias digitais em rede. Para tanto, foi necessário abordar as interações sob o ponto de vista sócio-histórico e, também, baseadas na Teoria Social da Aprendizagem, especificamente na perspectiva da Aprendizagem Situada, fundamental para compreender a abordagem das Comunidades de Prática (CoP). Ao conectar essas concepções fundantes aos saberes como a cibernética, inteligência artificial, aprendizagem ubíqua, ciência cognitiva e do pensamento complexo, o estudo promoveu uma atualização referencial importante para situar a VCoP no centro de uma trama interdisciplinar. Tal conexão ajudou a aproximar a perspectiva proposta por Jean Lave e Etienne Wenger ao cenário baseado na área educacional, tendência crescente, conforme evidenciada nos estudos correlatos. Tendo por base metodológica a pesquisa-ação e por meio da análise multirreferencial das reflexões lançadas em diário de pesquisa on-line, o estudo mostrou que o engajamento dos praticantes em torno de suas ações coletivas de mediação no curso, os levou a uma situação de aprendizagem benéfica a eles e mostrou à comunidade acadêmica que a instituição pode se organizar para ensinar e aprender em um momento crítico |
Abstract: | This study investigated the functioning of a Virtual Community of Practice (VCoP) in an educational institution, during the COVID-19 pandemic. Organized to support the training of mediators in an emergency teacher training course, at a distance, VCoP had in its practitioners, all civil servants with experience in distance education, the subjects of the research. As a main objective, the study sought to understand how the interaction between VCoP practitioners occurs through digital network technologies. For that, it was necessary to approach the interactions from the socio-historical point of view and, also, based on the Social Theory of Learning, specifically in the perspective of Situated Learning, fundamental to understand the Communities of Practice (CoP) approach. By connecting these fundamental concepts to knowledge such as cybernetics, artificial intelligence, ubiquitous learning, cognitive science and complex thinking, the study promoted an important reference update to place VCoP at the center of an interdisciplinary plot. This connection helped to bring the perspective proposed by Jean Lave and Etienne Wenger closer to the scenario based on the educational area, a growing trend, as evidenced in related studies. Based on the methodological basis of action research and through a multi-referential analysis of the reflections launched in an online research diary, the study showed that the engagement of practitioners around their collective mediation actions in the course, led them to a situation of beneficial to them and showed the academic community that the institution can organize itself to teach and learn at a critical moment |
Palavras-chave: | Comunidades virtuais Ambientes virtuais compartilhados Comunidade Virtual de Prática Virtual communities Shared virtual environments Virtual Community of Practice |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Cruz Neto, Constantino Dias da. Comunidade Virtual de Prática (VCoP) como apoio à educação a distância no IFMT em tempos de pandemia: a narrativa reflexiva de um percurso. 2021. 194 f. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23632 |
Data do documento: | 18-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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