REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23597
Tipo: Tese
Título: A metáfora e a crítica social em O Quinze, de Rachel de Queiroz: um enfoque da Linguística Sistêmico-Funcional
Autor(es): Montefusco, Ricardo Mendes
Primeiro Orientador: Ikeda, Sumiko Nishitani
Resumo: O objetivo desta tese de doutorado é o exame da crítica social no romance O Quinze, de Rachel de Queiroz, que trata da grande seca ocorrida em 1915, experienciada pela própria autora quando criança. A análise, ao tratar das escolhas lexicogramaticais do texto, considera essas estruturas dentro do enquadre de uma metáfora que não só permeia e domina todo o enredo, mas também forma a espinha dorsal da sua estrutura argumentativa. Nesse contexto, a escolha lexical é um eminente aspecto do texto em que opiniões e ideologias subjacentes podem se superficializar. A escolha lexical em prol da coesão constrói significados no discurso que transcendem os significados referenciais de cada palavra por meio da interação de itens lexicais que se relacionam semântica e pragmaticamente. Essa visão condiz com a teoria conceitual da metáfora. Como um mapeamento ontológico e epistêmico por meio de domínios conceituais (da fonte para o alvo), a metáfora não é apenas uma questão de língua, mas também um conceito intimamente ligado ao pensamento e ao raciocínio, que tem consequências sociopolíticas. Por outro lado, a pesquisa trata também de alguns dos mecanismos pelos quais a narrativa trabalha sobre o leitor ― capacitando-o a “sentir com” os personagens. Nesse sentido, a pesquisa leva em consideração a noção do dialogismo bakhtiniano, por meio do qual o texto dialoga com os leitores, envolvendo-os nos processos tanto de persuasão quanto de crítica. Esses processos requerem uma leitura “relacional”, que, apoiada nos recursos linguísticos, dispõe emoção e ética de maneira específica para cocriar complexos de significados de ordem superior, ou metarrelações, que posicionam os leitores a adotar atitudes específicas em relação aos personagens. A pesquisa conta com a proposta teórico-metodológica da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), um modelo multiperspectivo, designado a dar aos analistas lentes complementares para a interpretação da linguagem em uso, bem como outras teorias que tratam do intersubjetivismo, metarrelação e avaliatividade. Esta tese de doutorado responde às seguintes perguntas: (a) Como é feita a relação entre língua e literatura pela LSF em O Quinze? (b) Qual é o papel da metáfora na crítica social na obra? (c) Qual é o papel da transitividade e da avaliatividade no processo persuasivo no discurso?
Abstract: The purpose of this doctoral dissertation is to examine the social criticism in Rachel de Queiroz's novel O Quinze, which deals with the great drought occurred in 1915, experienced by the author herself as a child. The analysis, when dealing with the lexicogrammatical choices of the text, considers these structures within the framework of a metaphor that not only permeates and dominates the whole plot, but also forms the center of its argumentative structure. In this context, lexical choice is an eminent aspect of the text in which hidden opinions and ideologies can surface. Lexical choice for cohesion builds meanings in discourse that transcend the referential meanings of each word through the interaction of lexical items that relate semantically and pragmatically. This view is consistent with the conceptual theory of metaphor. As an ontological and epistemic mapping through conceptual domains (from source to target), metaphor is not only a matter of language, but also a concept closely linked to thought and reasoning, which has sociopolitical consequences. On the other hand, the research also deals with the some of the mechanisms by which narrative works on the reader — enabling him to "feel with” the characters. The research takes into consideration the notion of bakhtinian dialogism, through wich the text dialogues with readers, involving them in the processes of both persuasion and criticism. These processes require a “relational” reading, which, relying on linguistic resources, provides emotion and ethics in a specific way to co-create complexes of higher-order meaning, or metarrelations, which position readers to adopt specific attitudes toward characters. The research relies on the theoretical-methodological proposal of Systemic-Functional Linguistics (SFL), a multiperspective model, designed to give analysts complementary lenses for the interpretation of the language in use, as well as other theories that deal with intersubjectivism, metarrelation and appraisal. This research answers the following questions: (a) How is the relationship between language and literature made by the SFL in O Quinze? (b) What is the role of metaphor in social criticism in the novel? (c) What is the role of transitivity and appraisal in the persuasive process in the discourse?
Palavras-chave: Queiroz, Rachel de [1910-2003] - Crítica e interpretação
Análise crítica do discurso
Metáfora (Linguística)
Queiroz, Rachel de [1910-2003] - Criticism and interpretation
Critical discourse analysis
Metaphor (Linguistics)
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Montefusco, Ricardo Mendes. A metáfora e a crítica social em O Quinze, de Rachel de Queiroz: um enfoque da Linguística Sistêmico-Funcional. 2020. 155 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23597
Data do documento: 18-Jun-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Mendes Montefusco.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.