REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23553
Tipo: Dissertação
Título: A imagem no livro didático de Educação Infantil nas décadas de 1960 e 1970
Autor(es): Silva, Tatiane Godoy Campos da
Primeiro Orientador: Munakata, Kazumi
Resumo: Nas décadas de 1960 e 1970, nota-se na produção de livros didáticos brasileira o crescimento de publicações voltadas à Educação Infantil. Apesar da multiplicidade de formas e configurações desses livros, eles compartilham uma característica de fácil reconhecimento ao folheá-los: a presença majoritária de imagens em contraposição ao texto escrito. A partir do acervo da Biblioteca do Livro Didático (BDL), da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), refletindo sobre o discurso referente à imagem proferido por órgãos relacionados à educação brasileira no período, em especial em relação aos usos e às prescrições correspondentes à imagem, tem-se como objetivo apresentar um panorama dos aspectos materiais dos livros didáticos voltados para o segmento da Educação Infantil nas décadas de 1960 e 1970, focalizando especialmente em suas ilustrações, a partir de duas vertentes: o espaço da imagem no livro didático e a análise das ilustrações apresentadas nesses livros, defendendo a imagem como um veículo passível de revelar aspectos culturais, históricos e sociais de determinado momento de uma sociedade
Abstract: In the 1960s and 1970s, the growth of publications focused on Early Childhood Education was noted in the production of Brazilian textbooks. Despite the multiplicity of shapes and configurations of these books, they share a characteristic that is easy to recognize when flicking through their pages: the constant presence of images as opposed to the written text. Based on the collection of Biblioteca do Livro Didático (BDL), from Faculdade de Educação of Universidade de São Paulo (FE-USP) and reflecting upon the discourse on the image given by institutions related to Brazilian education in the period, especially in relation to uses and requirements related to the image, this research aims to present an overview of the material aspects of textbooks at Early Childhood Education segment in the 1960s and 1970s, focusing especially on its illustrations, from two aspects: the space of image in the textbook and an analysis of the illustrations presented in these books, arguing the image as a vehicle which is capable of revealing cultural, historical and social aspects of a given moment in a society
Palavras-chave: Livros didáticos
Educação Infantil
Mercado editorial
Didatic books
Early childhood education
Editorial market
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Silva, Tatiane Godoy Campos da. A imagem no livro didático de Educação Infantil nas décadas de 1960 e 1970. 2020. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.  
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23553
Data do documento: 29-Abr-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatiane Godoy Campos da Silva.pdf14,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.