Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23553
Tipo: | Dissertação |
Título: | A imagem no livro didático de Educação Infantil nas décadas de 1960 e 1970 |
Autor(es): | Silva, Tatiane Godoy Campos da |
Primeiro Orientador: | Munakata, Kazumi |
Resumo: | Nas décadas de 1960 e 1970, nota-se na produção de livros didáticos brasileira o crescimento de publicações voltadas à Educação Infantil. Apesar da multiplicidade de formas e configurações desses livros, eles compartilham uma característica de fácil reconhecimento ao folheá-los: a presença majoritária de imagens em contraposição ao texto escrito. A partir do acervo da Biblioteca do Livro Didático (BDL), da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), refletindo sobre o discurso referente à imagem proferido por órgãos relacionados à educação brasileira no período, em especial em relação aos usos e às prescrições correspondentes à imagem, tem-se como objetivo apresentar um panorama dos aspectos materiais dos livros didáticos voltados para o segmento da Educação Infantil nas décadas de 1960 e 1970, focalizando especialmente em suas ilustrações, a partir de duas vertentes: o espaço da imagem no livro didático e a análise das ilustrações apresentadas nesses livros, defendendo a imagem como um veículo passível de revelar aspectos culturais, históricos e sociais de determinado momento de uma sociedade |
Abstract: | In the 1960s and 1970s, the growth of publications focused on Early Childhood Education was noted in the production of Brazilian textbooks. Despite the multiplicity of shapes and configurations of these books, they share a characteristic that is easy to recognize when flicking through their pages: the constant presence of images as opposed to the written text. Based on the collection of Biblioteca do Livro Didático (BDL), from Faculdade de Educação of Universidade de São Paulo (FE-USP) and reflecting upon the discourse on the image given by institutions related to Brazilian education in the period, especially in relation to uses and requirements related to the image, this research aims to present an overview of the material aspects of textbooks at Early Childhood Education segment in the 1960s and 1970s, focusing especially on its illustrations, from two aspects: the space of image in the textbook and an analysis of the illustrations presented in these books, arguing the image as a vehicle which is capable of revealing cultural, historical and social aspects of a given moment in a society |
Palavras-chave: | Livros didáticos Educação Infantil Mercado editorial Didatic books Early childhood education Editorial market |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Silva, Tatiane Godoy Campos da. A imagem no livro didático de Educação Infantil nas décadas de 1960 e 1970. 2020. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23553 |
Data do documento: | 29-Abr-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tatiane Godoy Campos da Silva.pdf | 14,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.