Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23440
Tipo: | Tese |
Título: | A história da disciplina de História Natural: prescrições, conteúdos e materiais (1890 – 1930) |
Autor(es): | Cameski, Andrezza Silva |
Primeiro Orientador: | Braghini, Katya Mitsuko Zuquim |
Resumo: | Esta pesquisa entende que, no final do século XIX, há um intenso movimento para o estabelecimento de disciplinas científicas no Brasil, ainda que haja a predominância da ideia de humanidades clássicas no currículo. Este movimento coincide com novos ideais pretendidos pela República recém proclamada, que pede pelo conhecimento científico, constituindo novas necessidades escolares. O trabalho procura investigar o percurso de constituição da disciplina de História Natural no estado de São Paulo, aproximando-nos dos saberes circulantes e dos saberes produzidos em relação ao ensino secundário, pensando suas prescrições, conteúdos e materiais de ensino. A questão central é: como a História Natural foi constituída como disciplina escolar pensando a educação científica no seu caráter prescritivo? A hipótese de trabalho é que a História Natural foi sendo constituída por um conjunto de conhecimentos dialogados a partir de um ideário de educação científica circulante que perpassava os museus de história natural, o conhecimento de naturalistas, conteúdos e materiais pensados em diferentes espaços, o estudo da natureza a partir da observação do qual não se separa os interesses educacionais. Para o estudo, foram investigadas documentos localizados no Arquivo Público do Estado de São Paulo, no Arquivo Histórico da Assembleia Legislativa de São Paulo, na Biblioteca do Livro Didático (BLD), no Centro de Referência em Educação Mario Covas, no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo e nas escolas estaduais “São Paulo”(Gymnasio São Paulo), e “Otoniel Mota” (Gymnasio de Ribeirão Preto), tais como atas de congregações, livros didáticos, objetos científicos, ofícios, jornais, anuários, relatórios, legislação etc. Estuda-se a história da disciplina escolar tratando da sua constituição, seus objetivos e de suas práticas escolares, a partir dos estudos de Chervel (1990), Goodson (1997, 2018) e Bittencourt (2003). Por fim, como resultado, identificamos a ideia de educação científica concebida para o ensino secundário em História Natural por meio da utilização dos objetos científicos que procuraram reproduzir a natureza o mais próximo do real possível. Peças que eram utilizadas para proporcionarem o desenvolvimento da observação dedicada, que permitiria o desenvolvimento de habilidades como descrição apurada, coleta de dados, análise e conclusões a partir da experimentação do concreto |
Abstract: | This research understands that, at the end of the 19th century, there is an intense movement towards the establishment of scientific scholar subjects in Brazil, even though there is a predominance of the idea of classical humanities in the curriculum. This movement coincides with new ideals sought by the recently proclaimed Republic, which asks for scientific knowledge, constituting new school needs. The work seeks to investigate the course of constitution of the scholar subject called Natural History in the state of São Paulo, approaching the circulating knowledge and the knowledge produced in relation to secondary education, thinking about their prescriptions, contents and teaching materials. The central question is: how was Natural History constituted as a school discipline thinking about science education in its prescriptive character? The working hypothesis is that Natural History was constituted by a set of knowledge dialogued from an ideal of scientific science that circulated through natural history museums, the knowledge of naturalists, contents and materials designed in different spaces, the study of nature from the observation of which educational interests are not separated. For the study, documents located in the Arquivo Público de São Paulo, in the Arquivo Histórico da Assembleia Legislativa de São Paulo, in the Biblioteca do Livro Didático (BLD), in the Centro de Referência em Educação Mario Covas, in the Marista Arquidiocesano de São Paulo School and public schools in São Paulo: Gymnasio São Paulo and “Otoniel Mota” (Gymnasio de Ribeirão Preto), such as minutes of congregations, textbooks, scientific objects, crafts, newspapers, yearbooks, reports, legislation, etc. The history of school subject is studied in terms of its constitution, its objectives and its school practices, based on the studies of Chervel (1990), Goodson (1997, 2018) and Bittencourt (2003). Finally, as a result, we identified the idea of scientific education conceived for secondary education in Natural History through the use of scientific objects that sought to reproduce nature as close to reality as possible. Pieces that were used to provide the development of dedicated observation, which would allow the development of skills such as accurate description, data collection, analysis and conclusions from the experimentation of the concrete |
Palavras-chave: | História natural - Estudo e ensino Ciências (Secundário) Disciplina escolar Ciência - Estudo e ensino Natural history - Study and teaching Science - (High school) School discipline Science - Study and teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Cameski, Andrezza Silva. A história da disciplina de História Natural: prescrições, conteúdos e materiais (1890 – 1930). 241 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23440 |
Data do documento: | 13-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andrezza Silva Cameski.pdf | 7,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.