Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23362
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Rita Isabel Alves | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8869419U7 | por |
dc.contributor.advisor1 | Szymanski, Luciana | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-18T10:47:35Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-09 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, Rita Isabel Alves. Educação inclusiva no Projeto político-pedagógico participativo: diálogos. 2020. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23362 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como tema Educação Inclusiva em um Projeto Político-Pedagógico-Participativo (PPPP). A discussão sobre tal assunto surgiu da necessidade de se inserir as questões sobre Educação Inclusiva nos PPPPs de três equipamentos educacionais situados em um bairro periférico da Zona Norte da cidade de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo participativa, interventiva e dialógica. A pergunta que orienta este estudo é: “Como se dá a inserção da discussão do tema da Educação Inclusiva nas instituições de ensino (formal e não formal) num Projeto Político-Pedagógico Participativo?”. Nosso objetivo geral é entender a importância de se introduzir o debate sobre Educação Inclusiva em um PPPP. Para alcançarmos esse objetivo, elencamos como objetivos específicos entender: como essa discussão pode fazer parte do documento que regulamenta o funcionamento dessas instituições (PPPP); como esse documento se desdobrará no cotidiano institucional; e qual o diálogo possível entre as questões da inclusão propriamente ditas e as dificuldades apresentadas pelos(as) estudantes no processo de escolarização, mesmo que esses(as) estudantes não possuam um diagnóstico. O referencial teórico que embasa o estudo é composto principalmente dos pressupostos do pensamento fenomenológico (CRITELLI, 2006; 2019), das questões sobre Educação Inclusiva (SKLIAR, 1999; 2003; BRASIL, 2015; MANTOAN, 2003; 2017) e das discussões sobre Projeto Político-Pedagógico (VEIGA, 1995; 2004; BRASIL, 1996). Participaram desta pesquisa docentes e gestores de dois Centros de Educação Infantil (CEI) e de um Centro para Crianças e Adolescentes (CCA). A narrativa construída sobre a questão da inclusão escolar foi obtida por meio de um encontro reflexivo (SZYMANSKI, 2014), gravado e posteriormente transcrito. Esse material, após sucessivas leituras, foi organizado em “constelações”, denominadas Desamparo: “realmente não existe inclusão, infelizmente” e Invisibilidade: “alunos(as) de inclusão?”. O trabalho revelou que os(as) educadores(as) se sentem desemparados quando precisam lidar com o tema da Inclusão e que esse desamparo se estende também aos(às) educandos(as). Constatamos que, diante de tantas dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, ainda não existe uma inclusão efetiva no cotidiano escolar. Além disso, observamos como estudantes com deficiência são invisibilizados em sua relação com a escola. As análises apontaram que existe uma demanda por formação docente e familiar, uma vez que professores(as) e responsáveis precisam compreender o que vem a ser Educação Inclusiva para transformar esse saber em ações inclusivas. Ademais, a análise revelou a importância de refletirmos coletivamente sobre as demandas cotidianas escolares e questionarmos como essas inquietações poderiam se reverter em plano de ação no Projeto Político-Pedagógico. Pretende-se, com o presente estudo, contribuir para a construção de políticas públicas que questionem a elaboração dos PPPs e que façam com que esse documento seja uma ferramenta para a efetividade da inclusão de estudantes com deficiência | por |
dc.description.abstract | The main theme of this dissertation is Inclusive Education in a Political-Pedagogical-Participative Project (PPPP). The discussion on this subject arose from the need to insert the questions about Inclusive Education in the PPPP of three educational facilities located in a peripheral neighborhood in the North Zone of the city of São Paulo. It is a qualitative, participatory, interventional and dialogical research. The question that guides this study is: "How does the inclusion of the topic of Inclusive Education in educational institutions (formal and non-formal) take place in a Participatory Political-Pedagogical Project?". Our general objective is to understand the importance of introducing the debate on Inclusive Education in a PPPP. To achieve this objective, we list as specific objectives to understand: how this discussion can be part of the document that regulates the functioning of these institutions (PPPP), how this document will unfold in the institutional daily life; and what is the possible dialogue between the issues of inclusion itself and the difficulties presented by the students in the schooling process, even if these students do not have a diagnosis. The theoretical framework that underlies the study is composed mainly of the assumptions of phenomenological thinking (CRITELLI, 2006; 2019), questions about Inclusive Education (SKLIAR, 1999; 2003; BRASIL, 2015; MANTOAN, 2003; 2017) and discussions on Political Project - Pedagogical (VEIGA, 1995; 2004; BRASIL, 1996). Teachers and managers of two Centers for Early Childhood Education (CEI) and a Center for Children and Adolescents (CCA) participated in this research. The narrative built on the issue of school inclusion was obtained by means of a reflective encounter (SZYMANSKI, 2014), recorded and later transcribed. This material, after successive readings, was organized in “constellations”, called Helplessness: “there is really no inclusion, unfortunately” and Invisibility: “inclusion students?”. The work revealed that educators feel helpless when they need to deal with the issue of inclusion and that this helplessness also extends to students. We found that, in the face of so many difficulties faced by people with disabilities, there is still no effective inclusion in everyday school life. In addition, we observe how students with disabilities are made invisible in their relationship with the school. The analyzes showed that there is a demand for teacher and family training, since teachers and guardians need to understand what Inclusive Education is in order to transform this knowledge into inclusive actions. In addition, the analysis revealed the importance of reflecting collectively on the daily school demands and questioning how these concerns could be reversed in an action plan in the Political-Pedagogical Project. It is intended, with this study, to contribute to the construction of public policies that question the Development of PPPs and that make this document a tool for the effective inclusion of students with disabilities | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/52820/Rita%20Isabel%20Alves%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Inclusiva | por |
dc.subject | Pessoa com deficiência | por |
dc.subject | Projeto político-pedagógico participativo | por |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | People with disabilities | eng |
dc.subject | Participatory pedagogical political project | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Educação inclusiva no Projeto político-pedagógico participativo: diálogos | por |
dc.title.alternative | Inclusive Education in the Political-pedagogical project participative: dialogues | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rita Isabel Alves Oliveira.pdf | 952,89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.