REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Filosofia
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Tipo: Dissertação
Título: A paideia no diálogo O banquete, de Platão: a construção de um elo entre eros, o procedimento paidêutico e a busca pela virtude
Título(s) alternativo(s): The paideia in the dialogue The symposium of Plato: a framing of a link among eros, the paideutic procedure and the pursuit of the virtue
Autor(es): Araujo, Heroneudo Mendes
Primeiro Orientador: Perine, Marcelo
Resumo: Em O Banquete, encontra-se uma linha de raciocínio que desmistifica eros e o revela após longo esforço racional e exigente trabalho filosófico. Partindo de atributos míticos, Platão opera toda uma gama de imagens e concepções que estavam em voga em sua época. É necessário que o diálogo se dê entre vários participantes para que diferentes ideias sejam conhecidas; e sobrepondo-se umas sobre as outras, surge a contradição no lógos. E dessa contradição de noções, Platão cria o ambiente adequado para separar opinião de conhecimento – apresentando, então, o resultado com o qual ele havia assumido compromisso no início do trajeto, que era apresentar a verdade sobre eros. E Platão conduz o leitor nessa escalada, a qual está fundada no uso da razão, cujo fim é a definição e o conhecimento da essência de um objeto. Nesse ambiente de lógos, de fundamentação de argumentos e de construção de uma escalada que resulta na contemplação da essência de eros, perguntamo-nos: é possível haver uma proposta pedagógica – paidêutica, portanto – ao longo de toda essa transformação que se opera no diálogo O Banquete? É possível, com a teoria erótica de Platão, aprender a aprender? Tal são as questões centrais que constituem o móvel desta pesquisa
Abstract: There is a train of thought in The Symposium that demystifies and reveals eros, after long rational effort and exigent philosophical labor. Starting from mythical attributes, Plato operates with a whole range of imagens and conceptions that were in vogue at his time. It is necessary for the dialogue to occur among several participants for the different ideas to surface. Overlapping one another, contradiction arises in the logos. From this contradiction of notions, Plato creates the suitable environment to separate opinion from knowledge, thus presenting the result to which he had committed at the beginning of the path: the truth about eros. Plato leads the reader on this journey based on the use of reason while aiming for definition and knowledge of an object’s essence. In this environment of logos, of grounding arguments and of a journey that results in the contemplation of eros’ essence, we ask ourselves: is it possible for there to be a pedagogic proposal – paideutic – alongside all this transformation operating in the dialogue The Symposium? Is it possible, with Plato’s erotic theory, to learn how to learn? These are the main questions behind this research
Palavras-chave: Platão - Crítica e interpretação - O banquete
Eros (Divindade grega)
Educação - Filosofia
Plato - Criticism and interpretation - The symposium
Eros (Greek deity)
Education - Philosophy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Citação: Araujo, Heroneudo Mendes. A paideia no diálogo O banquete, de Platão: a construção de um elo entre eros, o procedimento paidêutico e a busca pela virtude. 2020. 208 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23344
Data do documento: 18-Set-2020
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