REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23226
Tipo: Dissertação
Título: Do nu na pintura à pintura nua
Autor(es): Moraes, Renato Martins Alves de
Primeiro Orientador: Ferrari, Sônia Campaner Miguel
Resumo: Este trabalho tem como proposta, analisar através de várias imagens de obras de arte, o percurso do corpo nu feminino na filosofia e na pintura. Foi importante frisar que o início do caminho percorrido por este corpo se deu por diversas situações de análise, críticas e estudos. O foco em relação ao corpo, recaiu principalmente no corpo feminino nu, que por sua vez foi muito representado por meio de figuras de divas, ninfas e Vênus, além das alegorias impostas pela Igreja Católica, mas que, ao longo dos tempos, foi tendo sua representação mais distante e consequentemente mais livre das imposições da Igreja em decorrência das formas de representação pictórica criadas pelos próprios artistas, causadas pelo próprio distanciamento das alegorias, inclusive com o uso de interditos tanto da filosofia como da pintura, bem como por panejamentos caídos, transparentes ou molhados, revelando suas formas e contornos. Procuramos abordar a forma como este corpo ainda foi analisado por pensadores e filósofos, como Georges Bataille, Daniel Arasse, Giorgio Agamben, Gorges Didi-Huberman, Eliane Robert de Moraes, Kenneth Clark, Gilles Deleuze, David Anfam, entre outros, tendo por base alguns movimentos artísticos, especificamente, a arte pop, o surrealismo e expressionismo abstrato, através de obras de diversos artistas como Picasso, Manet, De Kooning, Pollock, entre outros, para ao fim, apresentarmos a que ponto chegou a pintura com seu completo desvelamento, ou seja, ao ponto em a própria pintura se apresenta a nu
Abstract: The objective of the present text is the analysis in philosophy and in the visual arts, especially in paintings, of the path taken by the body, through the images of several art works. It was important to state the beginning of the body ́s path through various situations of analysis, critics, and study. The aim regarding the human body was directed specifically at the feminine naked body, vastly represented through the images of divas, nymphs and venus, in addition to the allegories imposed by the Catholic Church. However, this representation was gradually freed from those impositions by the necessary distance required by those allegories, which were helped the artists´ creativity. It was also important to point out the use by those artists of interdicts in philosophy and in the visual arts, to express their artistic needs, representing the feminine naked body, in addition to fallen, transparent and wet draperies revealing its forms and shapes. It was also important to bring the analysis of philosophers and scholars such as Georges Bataille, Daniel Arasse, Giorgio Agamben, Gorges Didi-Huberman, Eliane Robert de Moraes, Kenneth Clark, Gilles Deleuze, David Anfam, among others, regarding artworks of some artists such as Picasso, Manet, De Kooning, Pollock, among others in their respective art movements such as pop art, surrealism, and abstract expressionism, in other to express the point achieved by the paining´s unveiling. In other words, up to the point of the paintings´ own nakedness
Palavras-chave: Pintura da figura humana
Nu feminino na arte
Imagem corporal em mulheres
Figure painting
Female nude in art
Body image in women
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Citação: Moraes, Renato Martins Alves de. Do nu na pintura à pintura nua. 2020. 171 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23226
Data do documento: 30-Jul-2020
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