Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23171
Tipo: | Dissertação |
Título: | Metodologia Design Science aplicada à produção de protótipo de jogo digital educativo: com foco em design de nível com apoio da linguagem Visual Blueprint |
Autor(es): | Gomes, José Guilherme dos Santos |
Primeiro Orientador: | André, Claudio Fernando |
Resumo: | A presente pesquisa insere-se no campo de formação Tecnologia da Inteligência e Design Digital – TIDD – PUC - SP, tendo como objetivos o estudo da produção de games e metodologia de desenvolvimento, focando no aspecto de Design de Nível, apoiando-se na linguagem de programação Visual Blueprint. O que justifica essa pesquisa é a escassez de estudos especifícios sobre o tema proposto, sobre a abordagem dos três temas juntos: Design de Nível, Metodologia Design Science e Blueprint. O que motiva essa pesquisa é promover um discernimento de como produzir level de games, com o apoio da Blueprint com base na Design de Science. Considera-se a hipótese de ser a teoria do flow, com base em conceito de design de ambientes tridimensionais, com o acréscimo do conceito de programação orientada a objetos e programação visual, a chave para uma boa representação do nível produzido. Optou-se pela metodologia da pesquisa de natureza quantitativa, do tipo descritiva experimental, com origem dos dados do campo PUC, USP, editoras, vídeos e sites. Para a revisão de estudos anteriores, considerou-se o período de 2005 a 2019, de sites, vídeos, livros, artigos, teses e dissertações das instituições PUC, USP. Os instrumentos de coleta de dados são observação, análise de dados, tabelamento, figuras e gráficos. O referencial teórico que sustenta este trabalho são os conceitos de programação orientada a objetos, abordados por Ole-Johan Dahl e Kristen Nygaard (1990), Claude, E. Shannon e Warren Weaver (1948), Mihaly Csikszentmihalyi (1934), Ictínio e Calícrates (438 A.C), Johann B. Listing (1847), Humberto Maturana e Francisco Varela (1972). O contexto da pesquisa envolve a instituição PUC-SP. Os resultados esperados são os de obter esclarecimento sobre o uso da metodologia Design Science aplicada a jogos digitais educativos e oferecer um material que esclareça sobre a produção de jogos dentro desse gênero por pessoas ainda em formação na área de desenvolvimento de games. O que essa pesquisa busca responder é a seguinte questão problematizadora: Como produzir um bom level design com apoio à Linguagem Visual Blueprint baseando-se na metodologia Design Science? Chegou-se à conclusão de que se faz necessária uma investigação na área de desenvolvimento de jogos digitais, a fim de tornar evidentes os problemas encontrados pelos não desenvolvedores em produzir jogos digitais que fortaleçam o comércio ou mundo acadêmico de games. Como recomendações sugire-se o estudo de game engines comerciais |
Abstract: | The present research is inserted in the field of training Intelligence Technology and Digital Design - TIDD - PUC - SP, having as objectives the study of game production and development methodology, focusing on the Level Design aspect, based on language Visual Blueprint programming. What justifies this research is the lack of specific studies on the proposed theme, on the approach of the three themes together: Level Design, Design Science Methodology and Blueprint. What motivates this research is to promote a discernment of how to produce game levels, with the support of Blueprint based on Design de Science. The hypothesis of being the theory of flow, based on the concept of design of three-dimensional environments, with the addition of the concept of object-oriented programming and visual programming, is considered the key to a good representation of the level produced. We opted for the quantitative research methodology, of the experimental descriptive type, with data from the field PUC, USP, publishers, videos and websites. For the review of previous studies, the period from 2005 to 2019 was considered, of websites, videos, books, articles, theses and dissertations of the institutions PUC, USP. The data collection instruments are observation, data analysis, tabulation, figures and graphs. The theoretical framework that supports this work is the concepts of object-oriented programming, addressed by Ole-Johan Dahl and Kristen Nygaard (1990), Claude, E. Shannon and Warren Weaver (1948), Mihaly Csikszentmihalyi (1934), Ictínio and Calícrates (438 BC), Johann B. Listing (1847), Humberto Maturana and Francisco Varela (1972). The research context involves the institution PUC-SP. The expected results are to obtain clarification on the use of the Design Science methodology applied to educational games and to offer material that clarifies the production of games within this genre by people still in the game development area. What this research seeks to answer is the following problematic question: How to produce a good level design with support for the Visual Blueprint Language based on the Design Science methodology? It was concluded that an investigation in the area of game development is necessary in order to make evident the problems encountered by non-developers in producing games that strengthen the trade or academic world of games. As recommendations, suggest the study of commercial game engines |
Palavras-chave: | Jogos eletrônicos Design de nível Linguagem de Programação Visual Blueprint Electronic games Level design Visual Blueprint Programming Language Unreal Engine |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Gomes, José Guilherme dos Santos. Metodologia Design Science aplicada à produção de protótipo de jogo digital educativo: com foco em design de nível com apoio da linguagem Visual Blueprint. 2020. 191 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/23171 |
Data do documento: | 10-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
José Guilherme dos Santos Gomes.pdf | 8,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.