REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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dc.creatorBritto, José Mário de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228583J9por
dc.contributor.advisor1Ciampi, Helenice-
dc.date.accessioned2020-03-04T10:10:33Z-
dc.date.issued2020-01-28-
dc.identifier.citationBritto, José Mário de Oliveira. O processo para uma cultura híbrida: a construção da concepção de gênero nos Boletins de Educação do MST e nas memórias de militantes. 2020. 183 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/22996-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo, investigar o processo de construção de uma cultura híbrida relativa à concepção de gênero nos Boletins de Educação do MST e nas memórias de alguns de seus militantes. O estudo buscou identificar como as representações sobre as questões de gênero se apresentam nos Boletins de Educação publicados entre os anos de 1992 (aparecimento do primeiro boletim ) até 2014 ( 30 anos do MST).O trabalho procura entender como as lutas sobre as questões de gênero, aparecem nos Boletins de Educação do MST e como os sujeitos da ação pedagógica (uma professora, um professor e duas militantes ligadas ao Setor de Gênero e Educação), construíram um processo híbrido, que revela uma concepção de gênero a ser implementada nas escolas de Assentamentos e Acampamentos do MST. Além da análise de documentos escritos e imagens, a história oral temática, é a metodologia de pesquisa trabalhada. Subsidiam a pesquisa os autores BUTLER (2003), LOURO (1997), NICHOLSON (2000), SCOTT (1995), e VIANNA (1997) para discutir as questões de gênero; CANCLINI (2011), BHABHA (1998), e HALL (1997), para o debate sobre hibridação; e para orientar o referencial teórico-metodológico da história oral temática, ALBERTI (2013), LE GOFF (2014), e CIAMPI/GODOY (2017)por
dc.description.abstractThis doctoral research aimed to investigate the process for a hybrid culture with respect to the construction of the gender concept in the MST Education Bulletins and in the memories of some of its activists in the education and gender sectors. The study aimed to identify how gender representations are presented in Education Bulletins published from 1992 (first bulletin) until 2014. The paper seeks to understand how gender struggles, educational research on In this field, the MST Education Bulletins and the subjects of the pedagogical action (one Teacher, one teacher, two activists linked to the Gender and Education Sector), produced a hybrid process from Canclini's (2011) perspective, which reveals a conception of gender to be implemented in the MST Settlement and Camp Schools. In addition to the analysis of written documents and images, thematic oral history is used as a research methodology, and from this framework four interviews were conducted. The research was supported by authors BUTLER (2003), LOURO (1997), NICHOLSON (2000), SCOTT (1995), and VIANNA (1997) to discuss gender issues; CANCLINI (2011), BHABHA (1998), and HALL (1997), to discuss hybridization; and to guide the theoretical-methodological framework of oral history, ALBERTI (2013), LE GOFF (2014), and CIAMPI / GODOY (2017)eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/51612/Jos%c3%a9%20M%c3%a1rio%20de%20Oliveira%20Britto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopor
dc.subjectIgualdade na educaçãopor
dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil)por
dc.subjectGender identity in educationeng
dc.subjectEducational equalizationeng
dc.subjectMSTeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleO processo para uma cultura híbrida: a construção da concepção de gênero nos Boletins de Educação do MST e nas memórias de militantespor
dc.typeTesepor
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