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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22808
Tipo: | Tese |
Título: | A cartografia da permanência estudantil nos cursos de nível médio da Rede Federal de Educação |
Autor(es): | Duarte, Amanda Machado dos Santos |
Primeiro Orientador: | Koga, Dirce Harue Ueno |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo apresentar um caminho sobre a permanência dos estudantes dos cursos no âmbito do ensino médio, tendo como referência os seguintes temas: acesso e permanência escolar na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A ampliação do acesso na expansão da referida rede de ensino se deu a partir da Lei nº 11.892/2008, que criou os Institutos Federais no país, e do Decreto nº 7.234/2010, da Assistência Estudantil – o Pnaes –, trazendo para o contexto dos institutos a discussão em torno da evasão escolar, que se caracteriza como um fenômeno complexo, multifacetado e multicausal ligado a fatores pessoais, sociais e institucionais. Entretanto, nesta tese, a centralidade está na permanência estudantil, buscando compreender este processo sob a perspectiva dos estudantes, ao desvendar os fatores, situações, benefícios e relações que apoiam e sustentam sua permanência. Assim, apresenta-se uma análise sob o ângulo do estudante, por meio de um instrumento desafiador para a área de conhecimento do Serviço Social: a “cartografia da ação social”. Pudemos identificar a estrutura que apoia a permanência dos discentes nos cursos de nível médio, principalmente os integrados ao técnico profissionalizante, sejam as relações que permeiam este cotidiano ou a infraestrutura institucional e do território em que estão inseridos. Nesse contexto, a permanência estudantil requer um estudo aprofundado dos seus fatores determinantes, baseado nas demandas concretas e específicas apresentadas pelos estudantes do ensino médio profissionalizante. Esta tese se finda com uma reflexão mais profunda do Serviço Social enquanto área de conhecimento interventivo capaz de realizar a leitura da realidade vivenciada pelos estudantes cotidianamente nos institutos federais |
Abstract: | This thesis aims to present a path on the permanence of the students of the courses in the scope of high school, having as reference the following themes: access and stay at the Federal Network of Vocational and Technological Education. The expansion of access to the above-mentioned Education Network was based on Law 11,892 / 2008, which created the Federal Institutes in the country, and the Decree 7.234 / 2010 of the Student Assistance – Pnaes –, bringing to the context of the institutes the discussion around school evasion, which is characterized as a complex, multifaceted and multicausal phenomenon linked to personal, social and institutional factors. However, in this thesis, the centrality is in student stay, seeking to understand this process from the perspective of the students, when unveiling the factors, situations, benefits, relationships that support and sustain their permanence. Thus, an analysis from the student angle is presented, by means of a challenging instrument for the Social Service area of knowledge: the “cartography of social action”. We were able to identify the structure that supports their stay in the middle level courses, mainly those integrated with the vocational technician, be it the relations that permeate this daily life, or the institutional infrastructure and the territory in which they are inserted. In this context, student permanence requires a thorough study of its determining factors, based on the concrete and specific demands presented by high school students. This thesis ends with a deeper reflection of the social service as an area of interventional knowledge capable of reading the reality experienced by students daily in federal institutes |
Palavras-chave: | Permanência estudantil Ensino integrado Ensino técnico - Aspectos sociais Ensino profissional Student stay Articulation (Education) Technical education - Social aspects Professional education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Sociais |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social |
Citação: | Duarte, Amanda Machado dos Santos. A cartografia da permanência estudantil nos cursos de nível médio da Rede Federal de Educação. 2019. 230 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22808 |
Data do documento: | 13-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
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