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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22753| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Plínio Salgado na antevéspera do integralismo: imprensa, município e educação (1916 – 1919) |
| Autor(es): | Santos, Graziely da Silva |
| Primeiro Orientador: | Gonçalves, Mauro Castilho |
| Resumo: | A presente pesquisa se insere na área de História da Educação, especificamente, no grupo de ação denominado: História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira que encontra espaço no Programa de Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade. Seu principal objetivo foi compreender a formação intelectual de Plínio Salgado no período que antecede a sua atuação na Ação Integralista Brasileira (AIB). O recorte temporal corresponde ao período de 1916 a 1919, quando atuou no Correio de São Bento, semanário por ele idealizado ao lado do primo Joaquim Rennó. Logo, o impresso se tornou a principal fonte primária utilizada na análise. Para tanto, Gramsci foi o referencial teórico no qual nos pautamos. Seu conceito, de intelectual orgânico, nos permitiu pensar Plínio Salgado como produtor e transmissor de cultura. Além, de fornecer uma metodologia de análise dos meios pelos quais a cultura é transmitida: escola, igreja, partido, imprensa. Outro importante referencial teórico foi Sirinelli e seu conceito de redes de sociabilidade. Sua aplicação foi fundamental para definir as relações pessoais de Plínio Salgado e o grupo social no qual se inseria |
| Abstract: | The present research is part of the of Education, specially of the action group named: History of Institutions and Intellectuals of Brazilian Education, which is within the Master Program in Education: History, Politics, Society. Its main goal was to understand the intellectual formation of Plínio Salgado in the period before his performance in the Brazilian Integralist Action (AIB). The time cut corresponds to the period from 1916 to 1919, when he worked in the São Bento Post, a weekly publication he designed with his cousin Joaquim Rennó. Soon, the printed matter became the main primary source used in the analysis. For that purpose, Gramsci was the theoretical referential by which we are guided. His concept of organic intellectual allowed us to think of Plínio Salgado as a culture producer and communicator. In addition, it also provided a methodology of analysis of the means by which culture is transmitted: school, church, party, press. Another important theoretical reference was Sirinelli and his concept of networks of sociability. Its application was fundamental to define the personal relations of Plínio Salgado and the social group in which he was inserted |
| Palavras-chave: | Salgado, Plinio [1895-1975] - Crítica e interpretação Intelectuais - História Educadores Imprensa Salgado, Plinio [1895-1975] - Criticism and interpretation Intellectuals - History Educators Press |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
| Citação: | Santos, Graziely da Silva. Plínio Salgado na antevéspera do integralismo: imprensa, município e educação (1916 – 1919). 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22753 |
| Data do documento: | 29-Jul-2019 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
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