REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
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dc.creatorRodrigues, Renata Udvary-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4400689P6por
dc.contributor.advisor1Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira-
dc.date.accessioned2019-10-21T12:05:05Z-
dc.date.issued2019-09-10-
dc.identifier.citationRodrigues, Renata Udvary. Geometria e ensino híbrido... você já ouviu falar? uma formação continuada de professores do Ensino Fundamental I. 2019. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/22739-
dc.description.resumoEste trabalho está inserido no grupo de pesquisa TECMEM - Tecnologias e Meios de Expressão em Matemática, e refere-se a uma formação continuada em Geometria, com base em aspectos do modelo da Sala de Aula Invertida, por meio do ambiente Moodle, e com apoio do software GeoGebra, oferecida a professores do Ensino Fundamental I. Esses profissionais consideram que ensinar as primeiras noções matemáticas nos anos iniciais é uma tarefa especial e desafiadora visto que, as disciplinas relacionadas ao conhecimento da Matemática na formação inicial, não os preparam suficientemente para a docência dos conteúdos determinados pelo plano pedagógico. Pesquisas apontam a frágil preparação dos conteúdos de Matemática no que diz respeito ao seu aprofundamento teórico para ensino nos anos iniciais, acarretando um prejuízo no desenvolvimento dos estudantes. Deste modo, essa pesquisa teve como objetivo principal verificar se uma formação continuada com base no modelo citado acima pode criar condições para o desenvolvimento da autonomia do professor no que diz respeito à atualização de seus conhecimentos, bem como o aprimoramento de sua prática docente. Como questão complementar, o presente trabalho busca investigar qual é a percepção destes professores quanto à utilização de recursos tecnológicos, incluindo o software GeoGebra para o aprimoramento de seus conhecimentos em Geometria. Para tanto, foi elaborado o projeto: “Geometria e Ensino Híbrido... Você já ouviu falar?”, que foi desenvolvido com professores pedagogos, de escolas de Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) da rede pública municipal de São Paulo, organizados e selecionados pela professora coordenadora da Diretoria de Ensino. Foram previstos, para o desenvolvimento do trabalho, módulos com conteúdos geométricos básicos, propiciando momentos de reflexões teóricas; atividades práticas e encontros presenciais com os professores participantes, garantindo uma participação ativa. A investigação foi de caráter qualitativo, com base teórica do Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e do Conteúdo, TPCK, e metodologia do Design Research ou Design Experiments, visando ao aprimoramento do projeto para futuras formações de professores. Para coleta de dados, foram utilizados questionários, protocolos dos professores, observações da pesquisadora durante os encontros presenciais, feedbacks obtidos a partir dos fóruns da plataforma Moodle em atividades propostas. A análise do questionário final foi dividida em quatro categorias: “Compreensão sobre o modelo da Sala de Aula Invertida”; “Adequação dos conteúdos de Geometria trabalhados na formação”; “Sobre o uso do software GeoGebra como ferramenta digital para auxiliar o ensino de Geometria” e “Reflexões sobre todo o processo, com sugestões para o aprimoramento dessa formação”. Mesmo com o surgimento de algumas variáveis dependentes e independentes apontadas no Design Research, que limitaram alguns aspectos no início da formação exigindo algumas alterações e ajustes em sua continuidade, pode-se afirmar que o modelo adotado nessa pesquisa se configura como promissor no sentido de favorecer, facilitar e promover o aperfeiçoamento dos conhecimentos dos professores para uma melhor prática profissional. Os participantes apontaram as vantagens e benefícios do uso da Sala de Aula Invertida como modelo, não só de formação continuada, mas também para formações iniciais. Com relação à importância do ensino da Geometria com o uso de tecnologias digitais, no caso o software GeoGebra, sua utilização possibilitou o entendimento de alguns conceitos desenvolvidos na formação, os quais os professores não tinham, total ou parcialmente, ou, embora os tivessem, não conseguiram entendê-los até entãopor
dc.description.abstractThis work is part of the research group TECMEM - Technologies and Means of Expression in Mathematics, and refers to a continuous formation in Geometry, based on aspects of the Flipped Classroom model, through the Moodle environment, and with support of GeoGebra software, offered to Elementary School I teachers. These professionals consider that teaching the first mathematical notions in the early years is a special and challenging task, since the subjects related to the knowledge of Mathematics in initial education do not prepare them sufficiently for teaching the contents determined by the pedagogical plan. Research points to the fragile preparation of Mathematics contents regarding their theoretical deepening for teaching in the early years, causing a detrimental development of students. Thus, this research aimed to verify if a continuing education based on the model mentioned above can create conditions for the development of teacher autonomy about the updating of their knowledge, as well as the improvement of their teaching practice. As a complementary question, the present work seeks to investigate what the perception of these teachers regarding the use of technological resource is, including GeoGebra software to improve the knowledge in Geometry. To this end, was prepared the project: “Geometry and Blended Learning ... Have you heard?”, which was developed with teacher educators, from elementary schools I (1st to 5th grade) of São Paulo municipal public network, organized and selected by the coordinating teacher of the Board of Education. For the development of the work, modules with basic geometric contents were provided with moments of theoretical reflections; practical activities and face-to-face meetings with the participating teachers, ensuring active participation. The research was qualitative, with theoretical basis of Technological, Pedagogical and Content Knowledge, TPCK, and methodology of Design Research or Design Experiments, aiming at the improvement of the project for future teacher training. For data collection, we used questionnaires, teachers’ protocols, researcher observations during face-to-face meetings, feedbacks obtained from the Moodle platform forums in proposed activities. The final questionnaire analysis was divided into four categories: “Understanding the Flipped Classroom Model”; “Adequacy of the geometry contents worked in the formation”; “About the use of GeoGebra software as a digital tool to help teach geometry” and “Reflections on the whole process, with suggestions for improving this formation”. Even with the emergence of some dependent and independent variables pointed out in Design Research, which limited some aspects at the beginning of the training requiring some changes and adjustments in its continuity, it can be stated that the model adopted in this research is promising in favor of, facilitate and promote the improvement of teachers' knowledge for better professional practice. Participants pointed to the advantages and benefits of using the Flipped Classroom as a model, not only for continuing education, but also for initial training. Regarding the importance of teaching geometry with the use of digital technologies, in this case the GeoGebra software, its use made it possible to understand some concepts developed in the training, which the teachers did not have, totally or partially, or, although they had, they couldn't understand them until theneng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/50778/Renata%20Udvary%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação permanentepor
dc.subjectProfessores - Formação profissionalpor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectGeometria - Estudo e ensino (Ensino Fundamental)por
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectTeachers - Occupational trainingeng
dc.subjectDigital technologieseng
dc.subjectGeometry - Study and teaching (Elementary School)eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleGeometria e ensino híbrido... você já ouviu falar? uma formação continuada de professores do Ensino Fundamental Ipor
dc.typeDissertaçãopor
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