???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22730
Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação das mulheres no Brasil: Nísia Floresta e a experiência do Colégio Augusto (1838-1849)
Autor: Lonza, Gabriel Battazza 
Primeiro orientador: Garcia, Carla Cristina
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar e refletir sobre o impacto do trabalho de Nísia Floresta Brasileira Augusta (1810-1885) na história da educação feminina no Brasil, especificamente a partir da experiência do Colégio Augusto, fundado e dirigido por ela. Floresta fundou o Colégio Augusto para meninas em 1838 na então capital do Império, Rio de Janeiro, e aplicou uma pedagogia inovadora para a época, que tinha como meta inaugurar uma nova maneira de educar as mulheres brasileiras. No Colégio, algumas disciplinas que eram ministradas apenas em colégios masculinos entraram para o currículo feminino. Considera-se a fundação do Colégio Augusto, por seu pioneirismo pedagógico, um momento de suma importância para a história da educação feminina no país. Por essa razão, Nísia Floresta é considerada uma das precursoras das ideias feministas no Brasil
Abstract: This dissertation aims to analyze and reflect on the impact of the work of Nísia Floresta Brasileira Augusta (1810-1885) on the history of female education in Brazil, specifically from the experience of the Augusto College, founded and directed by her. Floresta founded the August College for girls in 1838 in the then capital of the Empire, Rio de Janeiro, and applied an innovative pedagogy for the time, which had as its goal to inaugurate a new way of educating Brazilian women. In the College, some subjects that were taught only in male colleges entered the female curriculum. It is considered the foundation of the August College, for its pedagogical pioneering, a moment of great importance for the history of the feminine education in the country. For this reason, Nísia Floresta is considered as one of the forerunners of feminist ideas in Brazil
Palavras-chave: Floresta, Nisia [1810-1885]
Mulheres - Educação - Brasil
Feminismo
Women - Education - Brazil
Feminism
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Lonza, Gabriel Battazza. A educação das mulheres no Brasil: Nísia Floresta e a experiência do Colégio Augusto (1838-1849). 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22730
Data de defesa: 26-Sep-2019
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel Battazza Lonza.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.