REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22465
Tipo: Dissertação
Título: Linguagem fotográfica nas imagens publicitárias da Hope Lingerie: sedução, estésia e programação nas plataformas digitais
Autor(es): Makssoudian, Rogério Armenac
Primeiro Orientador: Martyniuk, Valdenise Leziér
Resumo: A pesquisa investiga como as imagens fotográficas atuam na construção dos discursos publicitários por meio da análise semiótica da linguagem fotográfica em sincretismo como o verbal e de sua geração de sentido em plataformas digitais da marca Hope Lingerie. Tal segmento é bastante relevante no cenário econômico brasileiro e na indústria da moda. Além disso, é reiterado midiaticamente como elemento simbólico da ideia de feminino no cenário social atual. Objetiva-se investigar e compreender os valores articulados pela imagética e seus discursos, além de identificar e analisar os principais arranjos enunciativos dos sintagmas do sistema fotográfico na rede Instagram e no site Hope Lingerie, contribuindo assim para o melhor entendimento das relações entre as imagens publicitárias presentes nos meios eletrônicos e a sociedade contemporânea. A partir deste problema, foram propostas as hipóteses: que as articulações dos elementos da linguagem fotográfica, pela sua natureza plástica, na sua relação com o conteúdo, dão a ver diferentes formas de fazer sentir o objeto; que tais discursos atingem os destinatários de maneiras diferentes e dessa forma articulam axiologias de consumo distintas; que o discurso no Instagram se dá pelo regime de interação da manipulação, sob o modo da sedução, enquanto a produção imagética relacionada ao e-commerce tende ao regime da programação. O recorte para esta dissertação é formado por dez imagens publicitárias captadas entre 01 maio de 2017 e 31 de dezembro de 2018 no Instagram e no e-commerce da loja Hope Lingerie. Elas foram analisadas em seus contextos sob o arcabouço teórico da semiótica discursiva, baseada nos estudos de Algirdas Julien Greimas, com os procedimentos metodológicos do percurso gerativo de sentido, na semiótica plástica e figurativa postulada pelo mesmo autor e por Jean-Marie Floch, e na continuidade dada por Eric Landowski na formulação dos regimes de sentido e de interação, além das contribuições de Ana Claudia de Oliveira no que tange a visualidade e o sincretismo. A pesquisa contribuirá, portanto, para o avanço do estudo da enunciação na fotografia, componente determinante da linguagem publicitária e do comércio, em um ambiente midiático no qual a fotografia é protagonista e constitui simulacro do destinatário do consumo
Abstract: The research investigates how the photographic images act in the construction of advertising speeches through the semiotic analysis of the photographic language and its generation of meaning in digital platforms of the store Hope Lingerie. This segment is very relevant in the Brazilian economic scenario and in the fashion industry. Moreover, it is mediatically reiterated as a symbolic element of the idea of feminine in the current social scene. The objective is to investigate and understand the values articulated by the imagery and its speeches, as well as to identify and analyze the main enunciative arrangements of the phrases of the photographic system in the Instagram network and the Hope Lingerie website, thus contributing to a better understanding of the relationship between advertising images present in the electronic media and contemporary society. From this problem, the hypotheses were proposed: that the articulations of the elements of the photographic language, by their plastic nature, in their relation with the content, give to see different ways of making the object feel; that such discourses reach recipients in different ways and thus articulate distinct consumption axiologies; that the speech in Instagram is given by the interaction regime of manipulation, under the mode of seduction, while the imagery related to e-commerce tends to the programming regime. The cut for this dissertation is formed by ten advertising images captured between May 1, 2017 and December 31, 2018 in Instagram and in the e-commerce of the store Hope Lingerie. They were analyzed in their contexts under the theoretical framework of discursive semiotics, based on the studies of Algirdas Julien Greimas, with the methodological procedures of the generative path of meaning, in the plastic and figurative semiotics postulated by the same author and by Jean-Marie Floch, and in continuity given by Eric Landowski in the formulation of the regimes of sense and interaction, in addition to the contributions of Ana Claudia de Oliveira regarding visibility and syncretism. Research will therefore contribute to the advancement of the study of enunciation in photography, a determining component of advertising and trade language, in a media environment in which the image is a protagonist and constitutes a simulacrum of the recipient of consumption
Palavras-chave: Semiótica - Aspectos sociais
Enunciação
Fotografia
Semiotics - Social aspects
Enunciation
Photography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Makssoudian, Rogério Armenac. Linguagem fotográfica nas imagens publicitárias da Hope Lingerie: sedução, estésia e programação nas plataformas digitais. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22465
Data do documento: 17-Jun-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rogério Armenac Makssoudian.pdf8,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.