Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22398
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação empreendedora: perspectivas de profissionais da área de Visagismo |
Autor(es): | Trindade, Robson Amauri |
Primeiro Orientador: | André, Claudio Fernando |
Resumo: | O objetivo geral desta pesquisa é estudar como os profissionais da área de visagismo compreendem os principais conceitos que envolvem a educação empreendedora e as competências empreendedoras do século 21, assim como suas perspectivas em relação a essa temática na respectiva área. O que justifica esta pesquisa é que embora diversos estudiosos entendam que o visagismo pode ser uma ferramenta valiosa de simulação e de construção de novas imagens, há uma escassez de pesquisas acadêmicas sobre a inserção do visagismo na adaptação de imagens construídas no dia-a-dia das pessoas. Diante dos objetivos (geral e específicos) consideramos a seguinte pergunta problematizadora: como os profissionais-professores da área de visagismo compreendem e buscam colocar em prática os principais conceitos relacionados a educação empreendedora e competências empreendedoras do século 21? Esta pesquisa é conduzida de acordo a abordagem exploratória, de natureza qualitativa. Embora muitos pesquisadores façam uma opção em direcionar os trabalhos para uma abordagem mais qualitativa ou quantitativa, outros têm sugerido combinar dois ou mais métodos de investigação |
Abstract: | The general objective of this research is to study how visagist professionals understand the main concepts involving entrepreneurial education and the entrepreneurial skills of the 21st century, as well as their perspectives in relation to this theme in the respective area. What justifies this research is that although several scholars understand that the visagism can be a valuable tool of simulation and construction of new images, there is a shortage of academic research on the insertion of the visagism in the adaptation of images constructed in the day to day of people. In view of the objectives (general and specific) we consider the following problematizing question: how do teachers of the area of visagism understand and seek to put into practice the main concepts related to entrepreneurial education and entrepreneurial skills of the 21st century? This research is conducted according to the exploratory approach, of a qualitative nature. Although many researchers make an option to direct their work towards a more qualitative or quantitative approach, others have suggested combining two or more research methods |
Palavras-chave: | Empreendedorismo - Estudo e ensino Competências empreendedoras Visagismo Entrepreneurship - Study and teaching Entrepreneurial skills Visagism |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Citação: | Trindade, Robson Amauri. Educação empreendedora: perspectivas de profissionais da área de visagismo. 2019. 226 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22398 |
Data do documento: | 11-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Robson Amauri Trindade.pdf | 13,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.