REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22398
Tipo: Dissertação
Título: Educação empreendedora: perspectivas de profissionais da área de Visagismo
Autor(es): Trindade, Robson Amauri
Primeiro Orientador: André, Claudio Fernando
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é estudar como os profissionais da área de visagismo compreendem os principais conceitos que envolvem a educação empreendedora e as competências empreendedoras do século 21, assim como suas perspectivas em relação a essa temática na respectiva área. O que justifica esta pesquisa é que embora diversos estudiosos entendam que o visagismo pode ser uma ferramenta valiosa de simulação e de construção de novas imagens, há uma escassez de pesquisas acadêmicas sobre a inserção do visagismo na adaptação de imagens construídas no dia-a-dia das pessoas. Diante dos objetivos (geral e específicos) consideramos a seguinte pergunta problematizadora: como os profissionais-professores da área de visagismo compreendem e buscam colocar em prática os principais conceitos relacionados a educação empreendedora e competências empreendedoras do século 21? Esta pesquisa é conduzida de acordo a abordagem exploratória, de natureza qualitativa. Embora muitos pesquisadores façam uma opção em direcionar os trabalhos para uma abordagem mais qualitativa ou quantitativa, outros têm sugerido combinar dois ou mais métodos de investigação
Abstract: The general objective of this research is to study how visagist professionals understand the main concepts involving entrepreneurial education and the entrepreneurial skills of the 21st century, as well as their perspectives in relation to this theme in the respective area. What justifies this research is that although several scholars understand that the visagism can be a valuable tool of simulation and construction of new images, there is a shortage of academic research on the insertion of the visagism in the adaptation of images constructed in the day to day of people. In view of the objectives (general and specific) we consider the following problematizing question: how do teachers of the area of visagism understand and seek to put into practice the main concepts related to entrepreneurial education and entrepreneurial skills of the 21st century? This research is conducted according to the exploratory approach, of a qualitative nature. Although many researchers make an option to direct their work towards a more qualitative or quantitative approach, others have suggested combining two or more research methods
Palavras-chave: Empreendedorismo - Estudo e ensino
Competências empreendedoras
Visagismo
Entrepreneurship - Study and teaching
Entrepreneurial skills
Visagism
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Trindade, Robson Amauri. Educação empreendedora: perspectivas de profissionais da área de visagismo. 2019. 226 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22398
Data do documento: 11-Jun-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Robson Amauri Trindade.pdf13,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.