REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22328
Tipo: Dissertação
Título: A cognição por meio de práticas compartilhadas em ambientes não formais de aprendizagem: estudo de caso do WikiLab como um experimento Maker
Autor(es): Braz, Vera Maria
Primeiro Orientador: Hildebrand, Hermes Renato
Resumo: A proliferação dos ambientes colaborativos para aprendizagem e os espaços denominados Makerspaces, Fablabs e Hackerspaces, assim como a popularização da fabricação digital pelo mundo, vem a cada dia demonstrando a progressão e a força do movimento maker que não mais remete à tendência ou modismo, mas como uma revolução às formas tradicionais de aprender e produzir. Neste contexto, vislumbra-se a apropriação do movimento maker também no campo da educação como uma proposta para a utilização das tecnologias digitais em ações que possibilitem a idealização e a implementação de projetos, a fabricação de objetos, a criatividade e, principalmente, o compartilhamento e a colaboração advindos do “mão-na-massa”. Esta pesquisa trata de identificar algumas teorias e práticas que envolvem as ações e atividades com base nas metodologias ativas e similares em contextos educacionais não formais, na investigação dos métodos de colaboração somado aos ambientes e a arquitetura formatada para esses locais propícios ao aprendizado. A fundamentação teórica será retratada na perspectiva histórico-cultural de Lev. S. Vygotsky e na semiótica de Charles S. Peirce, pela visão de Angel Pino com as suas problematizações e reflexões a respeito da aquisição do conhecimento e nos processos que envolvem essas condições. Como cenário atual, apresenta-se Seymour Papert, leia-se Construcionismo, um dos maiores visionários em educação ao apontar a necessidade de mudança na forma do aprendizado como traduz em sua criação o Logo, linguagem de programação voltada para a educação em que a criança controla a ferramenta ao invés de ser dominada por ela. No estudo de caso considera-se o WikiLab, uma casa colaborativa, um experimento maker, situado no campus da UFABC, em São Bernardo do Campo, SP, aberto à sociedade e que abriga o LabLivre e a comunidade hacker/maker do ABC, com o intuito de promover pesquisas e desenvolver tecnologias. O projeto é inovador, desde a sua concepção até a montagem por ter sido feito digitalmente, de forma participativa e com fonte aberta, usando tecnologias maker. Em suma, é uma pesquisa qualitativa exploratória, sem a ambição de chegar a resultados conclusivos, mas com a pretensão de contribuir para novos conhecimentos a respeito do tema proposto
Abstract: The proliferation of collaborative environments for learning and the spaces called Makerspaces, Fablabs and Hackerspaces, as well as the popularization of digital manufacturing around the world, comes every day demonstrating the progression and strength of the maker movement that no longer refers to trend or fad, but as a revolution to traditional ways of learning and producing. In this context, we see the appropriation of the maker's movement also in the field of education as a proposal for the use of digital technologies in actions that make possible the idealization and implementation of projects, the fabrication of objects, creativity and, mainly, sharing and "hand-in-the-mass" collaboration. This research tries to identify some theories and practices that involve the actions and activities based on the active and similar methodologies in non-formal educational contexts, the investigation of the methods of collaboration added to the environments and the architecture formatted for these places conducive to learning. The theoretical foundation will be portrayed in the historical-cultural perspective of Lev S. Vygotsky and in the semiotics of Charles S. Peirce, by the vision of Angel Pino with his problematizations and reflections on the acquisition of knowledge and in the processes that involve these conditions. As a current scenario, presents Seymour Papert, read Constructionism, one of the greatest visionaries in education when pointing out the need for change in the form of learning as it translates into its creation Logo, programming language focused on education in which the child controls the tool rather than being dominated by it. In the case study, WikiLab is considered a collaborative house, an experiment maker, located on the campus of UFABC, in São Bernardo do Campo, SP, open to society and housing LabLivre and the hacker / maker community of ABC, with the aim of promoting research and developing technologies. The project is innovative, from conception to assembly because it was done digitally, in a participative and open source way, using maker technologies. In short, it is an exploratory qualitative research, without the ambition to reach conclusive results, but with the pretension of contributing to new knowledge about the proposed theme
Palavras-chave: Aprendizagem
Compartilhamento
Autonomia
Educacao Maker
Learning
Sharing
Autonomy
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Braz, Vera Maria. A cognição por meio de práticas compartilhadas em ambientes não formais de aprendizagem: estudo de caso do WikiLab como um experimento Maker. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22328
Data do documento: 12-Abr-2019
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