???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22258
Tipo do documento: Dissertação
Título: As distorções do campo cultural e o acirramento das ações políticas nas mobilizações estudantis
Autor: Bengio Neto, Carlos 
Primeiro orientador: Naffah Neto, Alfredo
Resumo: Este trabalho tem como propósito compreender alguns aspectos da “Mobilização Estudantil” ocorridas nas escolas secundaristas em 2016, com base em algumas ideias e discussões psicanalíticas de Donald Winnicott sobre a adolescência. Esse evento, de proporções nacionais, traz subjacentes motivações psíquicas que foram trabalhadas, na abordagem feita por nós, de modo a se relacionarem com a qualidade ambiental no âmbito escolar e com o futuro da qualidade do jogo político democrático. Para tal, metodologicamente, dispusemos do documentário Escolas em Luta, de Eduardo Consonni et al, que apresenta essa mobilização estudantil, que se tornou filme, contando com a presença e relatos dos líderes da movimentação no local da exibição. O conceito-chave utilizado nesta pesquisa é o de objeto e espaço transicional, entendidos como condições para a experiência cultural: o cinema e seus argumentos análogos à experiência do sonho; a escola e a sala de aula com sua qualidade ambiental humana; a internet como espaço virtual a ser, culturalmente, integrado à experiência. Buscamos, neste trabalho, analisar, também, as falhas ambientais entendidas no contexto da adolescência e que abrangem a problemática das tendências antissociais trabalhadas na psicanálise de Winnicott
Abstract: The objective of this study is to understand some aspects of the “Student Mobilization” movement that occured in secondary schools in 2016. This work uses some ideas and discussions of the psychoanalyst Donald Winnicott as a base to approach this event of national proportions. The research contains motivations that, by using Winnicott’s approach about adolescence, are related to the quality of school environments and the future of the democratic political game. For this, methodologically, we present the documentary “Escolas em Luta” (Schools in Struggle) by Eduardo Consonni etal, that captures, in a cinographic production, this student mobilization and the presence and live reports of the leaders of the movement at the place of the exhibition. The key concept used in this research is the object and transitional space, understood as conditions for the cultural experience: the cinema and its arguments are analogous to the experience of a dream; the school and the classroom with its human environmental quality; the internet as a virtual space to be culturally integrated with experience. We also analyze environmental failures, understood here in the context of adolescence, that explore problematic antisocial tendencies identified in psychoanalysis by Winnicott
Palavras-chave: Psicanálise
Winnicott, Donald Woods [1896-1971] - Crítica e interpretação
Adolescência
Movimentos estudantis
Psychoanalysis
Winnicott, Donald Woods [1896-1971] - Criticism and interpretation
Adolescence
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Citação: Bengio Neto, Carlos. As distorções do campo cultural e o acirramento das ações políticas nas mobilizações estudantis. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Psicologia Clínica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22258
Data de defesa: 12-Apr-2019
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos Bengio Neto.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.