REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
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Tipo: Tese
Título: O jogo eletrônico como lugar de escuta em uma abordagem corporificada
Autor(es): Faria, Luciana Carolina Fernandes de
Primeiro Orientador: Basbaum, Sérgio Roclaw
Resumo: A pesquisa visa descrever alguns jogos eletrônicos musicais a fim de compreender quais as possibilidades de escuta com que o jogador pode ter contato. Para isso, foi preciso investigar como é entendida a percepção musical a partir dos paradigmas cartesiano e representacionista, promovendo, então, reflexão sobre a escuta fundada em uma abordagem corporificada. Tecemos uma discussão sobre a tendência que as teorias cognitivas clássicas têm em trocar a experiência de mundo pela sua representação ao compreender o processo cognitivo, implicando em uma lógica de inversão. A partir dos trabalhos de Ingold (2015), Varela, Thompson e Rosch (2003), Merleau-Ponty (2011), Maturana e Valela (2001), Noë (2004), Basbaum (2005; 2008), Oliveira (2018; 2019), entre outros autores com pesquisas que se aproximam das teorias 4E Cognition, defendemos a concepção da escuta como ação do ser encarnado e situado. Além disso, tendo como base a abordagem corporificada, exploramos a noção de lugar de escuta para compreender as possibilidades de escuta presentes na vida e nos jogos eletrônicos. Percebemos nos jogos selecionados que alguns adotam como objetivo a aprendizagem de símbolos da escrita musical formal, colocando a escuta em segundo plano; outros tratam a escuta como aliada ao domínio técnico de um instrumento, ficando assim como meio de ensino e não como questão central; outros jogos, ainda que inserindo algumas representações de grafia musical, possibilitam ao jogador uma escuta mais ativa, direcionado para o treinamento da percepção de padrões de escuta. Já no jogo Flower, percebemos que a escuta é concebida enquanto ação do jogador no ambiente virtual, em sua interação e tomada de decisão ele compõe seu lugar de escuta no jogo
Abstract: The research aims to describe electronic music games in order to comprehend what the possibilities are of listening, that the player can have in contact with them. It was necessary to investigate how musical perception is understood from the Cartesian and representation paradigms, promoting a reflection about the founded listening in an embodied approach. We have woven a discussion about the trend that the classical cognitive theories has exchange the world experience for this representation in comprehending the cognitive process, implying a logical reversal. Based on the work of Ingold (2015), Varela, Thompson and Rosch (2003), Merleau-Ponty (2011), Maturana and Valela (2001), Noë (2004), Basbaum (2005, 2008), Oliveira (2018; 2019), among others with researchers that approaches 4E Cognition theories, we have defended the conception of listening as the action of incarnate and situated being. Furthermore, based on the embodied approach, we explored the notion of listening place to comprehend the listening possibilities that are current in life and in the electronic games. We realized that some of described games adopt the learning symbol of the formal musical writing as objective, putting the listening in the background; others treat listening as an ally to the technical domain of an instrument, becoming a means of teaching, and not as central question (the main focus); even inserting some representations of written music enable the player to more actively listen in other games, which directly impacts the perception of listening patterns. On the other hand, in the game Flower, we realized that the listening is conceived as action of the player in the virtual environment, they compose their listening place focus through interaction and decision-making
Palavras-chave: Escuta
Lugar de escuta
Jogos eletrônicos e música
Listening
Listening place
Eletronic games
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Faria, Luciana Carolina Fernandes de. O jogo eletrônico como lugar de escuta em uma abordagem corporificada. 2019. 125 f. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22179
Data do documento: 27-Mar-2019
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