REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22141
Tipo: Dissertação
Título: Triângulo mágico: referências conceituais do game design
Autor(es): Escobar, Francisco de Souza
Primeiro Orientador: Basbaum, Sérgio Roclaw
Resumo: A presente pesquisa visa à formulação de um novo método, chamado de ”Triângulo Mágico”. Pensado para ajudar e auxiliar o game designer na análise e criação de jogos digitais. O “Triângulo Mágico” traz em sua estrutura três pilares conceituais: affordances, imaginário e flow. Utilizando este método o desenvolvedor trabalhará em uma nova camada. O método traz novas formas de pensar um jogo com todas suas complexidades técnicas, mas com um forte referencial teórico que dará suporte aos desenvolvedores. Este trabalho inicia-se com uma breve história dos videogames, trazendo algumas particularidades e apontando quebras de paradigmas de uma geração para outra, além de listar os principais consoles de cada geração. Ainda, apresenta os conceitos que compõe o “Triângulo Mágico”, uma tríade que pretende estabelecer relação entre os conceitos de affordance e a concepção de agente e ambiente; imaginário e formulação de imagens, como aporte para que imaginação seja capaz de manter os jogos vivos em nossa mente; e o conceito de flow e experiência ótima, tornando o jogo imersivo e essencial. A pesquisa é principalmente fundamentada nas obras dos psicólogos James J. Gibson, partindo dos estudos da teoria das affordances e Mihaly Csikszentmihalyi com seus estudos sobre flow e experiência ótima. E também baseada nos filósofos Jean-Paul Sartre e Vilém Flusser com suas obras sobre a imaginação e o imaginário, conceito de imagens, bem como imagens técnicas
Abstract: The present research aims at the formulation of a new method, called “Magic Triangle”. Designed to help and assist the game designer in analyzing and creating digital games. The magic triangle brings in its structure three conceptual pillars: affordances, imaginary and flow. Using this method the developer will work on a new layer. The method brings new ways of thinking a game with all its technical complexities, but with a strong theoretical framework that will support the developers. This work begins with a brief history of videogames, bringing some peculiarities and pointing paradigm breaks from one generation to another, in addition it lists the main consoles of each generation. It also presents the concepts that make up the magic triangle, a triad that seeks to establish a relationship between the concepts of affordance and the conception of agent and environment; imaginary and images formulation, as an input for the imagination to be able to keep the games alive in our minds; and the concept of flow and optimal experience, making the game immersive and essential. The research is mainly based on the works of the psychologists James J. Gibson, starting from the studies of the theory of affordances and Mihaly Csikszentmihalyi with his studies on flow and optimal experience. The work also is based on the philosophers Jean-Paul Sartre and Vilém Flusser with their works on the imagination and the imaginary, concept of images, as well as technical images
Palavras-chave: Jogos digitais
Triângulo mágico
Game design
Digital games
Magic triangle
Affordance
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Escobar, Francisco de Souza. Triângulo mágico: referências conceituais do game design. 2019. 185 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22141
Data do documento: 19-Mar-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco de Souza Escobar.pdf6,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.