REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMasmo, Patrícia Luissa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718169T7por
dc.contributor.advisor1Fazenda, Ivani Catarina Arantes-
dc.date.accessioned2019-05-02T12:51:55Z-
dc.date.issued2019-03-25-
dc.identifier.citationMasmo, Patrícia Luissa. O grupo e a intersubjetividade no processo de aprendizagem interdisciplinar. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/22137-
dc.description.resumoO presente trabalho parte das relações entre o processo de formação pessoal e profissional da pesquisadora e sua atuação direta e indireta com grupos de aprendizagem. Nesta trajetória se evidencia a gestão e desenvolvimento de grupos como desafio cotidiano, e nesse movimento, as tratativas com o sujeito individual e o sujeito grupo (intersujeito). O problema cerne desta pesquisa considera a intersubjetividade num processo de formação coletivo, onde elementos do sujeito individual fazem emergir o intersujeito e a intersubjetividade, considerado por nós, como fenômeno complexo. Como referencial teórico e metodológico parte dos pressupostos da Interdisciplinaridade de Ivani Fazenda, História de Vida de Gaston Pineau e Intervenção Educacional de Yves Lenoir. A Interdisciplinaridade é exercida a partir de dois pontos balizadores, como aporte teórico na observação dos dados levantados, e aporte metodológico no desenvolvimento e estruturação da pesquisa, utilizando o recurso da metáfora e da História de Vida. Como resultado, demonstra-se a importância do desenvolvimento do Diálogo genuíno em grupos de aprendizagem que pretendem desenvolver engajamento palpável, apresenta-se, também, pontos específicos capazes de contrapor toda a complexidade da tríade: social, antropológica e psicológica dos atores envolvidos. Assim, anunciamos uma forma de observar e agir com grupo sob a ótica da Interdisciplinaridade. Este trabalho anuncia o primeiro passo, um levantamento elementar de dados necessários para o aprofundamento e consolidação em pesquisas vindouras, de uma metodologia interdisciplinar para desenvolvimento de grupos de alta performancepor
dc.description.abstractThe present work starts from the relations between the process of personal and professional formation of the researcher and her direct and indirect action with learning groups. In this trajectory it is evident the management and development of groups as a daily challenge, and in this movement the dealings with the individual subject and the group subject (intersubjective). The core problem of this research considers intersubjectivity in a process of collective formation, where elements of the individual subject emerge intersubjectivity and intersubjectivity, considered by us, as a complex phenomenon. As a theoretical and methodological reference, it is based on the assumptions of Ivani Fazenda Interdisciplinarity, the Life History of Gaston Pineau and the Educational Intervention of Yves Lenoir. Interdisciplinarity is exercised from two points of orientation, as a theoretical contribution in the observation of the data collected, and methodological contribution in the development and structuring of the research, using the resource of the metaphor and the history of life. As a result, the importance of the development of the genuine dialogue in groups of learning that intend to develop palpable engagement is demonstrated, it also presents specific points capable of countering all the complexity of the triad: social, anthropological and psychological of the involved actors. Thus, we announce a way of observing and acting with a group from the point of view of Interdisciplinarity. This work announces the first step, a survey of data needed for deepening and consolidation in future research, an interdisciplinary methodology to develop high performance groupseng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/48894/Patr%c3%adcia%20Luissa%20Masmo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalho de grupo na educaçãopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectInterdisciplinaridade em educaçãopor
dc.subjectGroup work in educationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectInterdisciplinarity in educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleO grupo e a intersubjetividade no processo de aprendizagem interdisciplinarpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patrícia Luissa Masmo.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.