REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22114
Tipo: Tese
Título: Aprendizagem Baseada em Projetos na formação de alunos de um curso de Licenciatura em Letras: estudo de caso em uma Instituição de Ensino Salesiana
Autor(es): Oliveira, Neide Aparecida Arruda de
Primeiro Orientador: Mattar Neto, João Augusto
Resumo: Esta tese de doutorado estuda a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Seu foco é a formação dos estudantes de Licenciatura que cursam Letras, verificando no processo de ensino e aprendizagem a sua preparação para a era digital, a denominada era do conhecimento. A questão em estudo refere-se a: como se dá a formação do aluno de Licenciatura em Letras em uma IES Salesiana por meio do método de ensino ativo Aprendizagem Baseada em Projetos? A partir dessa problematização, os objetivos da pesquisa são: fazer uma revisão de literatura sobre Aprendizagem Baseada em Projetos; fazer uma revisão de literatura sobre Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino superior no curso de Letras; analisar o método ativo de ensino Aprendizagem Baseada em Projetos do curso de Letras de uma IES Salesiana por meio do projeto Folhetim Lorenianas sob os olhares discentes e da comunidade e propor melhorias nas práticas pedagógicas por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos. A metodologia fundamenta-se em pesquisa qualitativa (YIN, 2015) para o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário composto por 10 perguntas abertas e apresentado aos alunos que estão no segundo, terceiro e quarto anos da graduação em Letras Português/Inglês que participaram do projeto Folhetim Lorenianas, totalizando cinquenta e nove estudantes, e a cinco membros da comunidade local, representando a Academia de Letras de Lorena (escopo do Folhetim Lorenianas). A categorização e a análise dos dados deram-se por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontaram que a ABP desenvolve as habilidades do século XXI, porém é um grande desafio, tendo em vista a formação do professor. Há necessidade de se investir nesta formação para que os profissionais que estão trabalhando na formação de novos professores estejam atualizados tanto pedagógica como tecnologicamente. Esta tese preenche uma lacuna no que tange à formação de professores no curso de Letras utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos
Abstract: This PhD thesis studies the active methodology Project-Based Learning (PBL). Its focus is the training of undergraduate students who study Letters verifying in the process of teaching and learning their preparation for the digital age, the so-called Era of Knowledge. The question in question refers to: how does the undergraduate student's training in a Salesian HEI take place through the active teaching method "Project-Based Learning"? From this problematization, the objectives of the research are: to make a review of literature on Project-Based Learning; to do a literature review on Project-Based Learning in higher education in the Literature course; to analyze the active method of teaching "Project Based Learning" of the course of Letters of a Salesian HEI through the Folhetim Lorenianas project under the eyes of students and those of the community. The methodology is based on qualitative research (Yin, 2015) for case study. The data collection was carried out through a questionnaire composed of 10 open questions and was presented to the students who are in the second, third and fourth years of the Portuguese / English Literature that participated in the Folhetim Lorenianas project, totaling fifty-nine students and to five members of the local community representing the Academy of Letters of Lorena (scope of the Folhetim Loreninas). The categorization and analysis of the data was done through the content analysis of Bardin (2011). The results showed that ABP develops the skills of the 21st century, but it is a great challenge in view of teacher training. There is a need to invest in this training so that the professionals who are working on the training of new teachers are updated both pedagogically and technologically. This thesis fills a gap regarding the training of teachers in the course of Letters using the active methodology Project-Based Learning
Palavras-chave: Método ativo
Método de projeto no ensino
Aprendizagem Baseada em Projetos
Estudantes de Letras
Active method
Project method in teaching
Project-Based Learning
Letter students
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Oliveira, Neide Aparecida Arruda de. Aprendizagem Baseada em Projetos na formação de alunos de um curso de Licenciatura em Letras: estudo de caso em uma Instituição de Ensino Salesiana. 2019. 127 f. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22114
Data do documento: 15-Mar-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Neide Aparecida Arruda de Oliveira.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.