???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22079
Tipo do documento: Tese
Título: Didática no cotidiano da educação infantil
Título(s) alternativo(s): Didatics in the day-to-day early childhood education
Autor: Mak, Denise 
Primeiro orientador: Marin, Alda Junqueira
Resumo: O presente estudo investiga o modo como a didática tem sido interpretada e utilizada no cotidiano de sala de aula da educação infantil, na faixa entre 4 e 5 anos de idade. Os dados para a pesquisa foram obtidos por meio da observação do trabalho de duas professoras polivalentes, no dia-a-dia de uma determinada Escola Municipal de Educação Infantil de São Paulo (EMEI), durante o ano de 2016. Essa observação foi orientada pela seguinte pergunta: há uma didática própria e diferenciada na educação infantil? Para responder a esse questionamento, este trabalho se ampara nos seguintes referenciais: Marin (2005, 2015a, 2015b) contribui para um estudo aprofundado sobre a didática e a formação docente necessária para o professor polivalente; Gimeno (1999) fornece sua conceituação sobre prática educativa e ações; Vigotski (2001, 2005, 2007, 2009) contribui com conceitos como zona de desenvolvimento iminente, o desenvolvimento da linguagem, funções psíquicas superiores e interiorização; Leontiev (2001) colabora com a teoria da atividade principal e Elkonin (1987, 2009) com a psicologia do jogo. Também os estudos de Rockwell (2009) sobre etnografia e escola forneceram base para a metodologia desta pesquisa. Conclui-se que a didática para esta faixa etária tem sua maior incidência no lúdico, com atividades que envolvem principalmente brincadeiras, entretanto ainda se mostra não delineada por propor tarefas próprias do ensino fundamental
Abstract: This study investigates the way by which didactics has been interpreted and used by teachers in classes for children between 4 and 5 years old. Data for this research were obtained from observing two teachers working in a Municipal School of Early Childhood Education of São Paulo (EMEI) during 2016. This observation was guided by the question: is there a specific and differentiated didactics in early childhood education? In order to answer this questioning, this work is supported by the following theoretical references: Marin (2005, 2015a, 2015b) contributes to a more in-depth study on didactics and the necessary teacher training; Gimeno (1999) provides his conceptualization on educational practice and actions; Vygotsky (2001, 2005, 2007, 2009) contributes with his cultural-historical theory; Leontiev (2001) and Elkonin (1987, 2009) collaborate with concepts about child development and learning. Studies by Rockwell (2009) on ethnography and school also contributed to the methodology. It concludes that didactics for this age emphasizes playfulness, with activities involving playing and art; however, it is misdirected by keeping activities more appropriate for students in elementary school
Palavras-chave: Educação infantil
Educação de crianças
Prática de ensino
Didática
Early childhood education
Teaching practices
Student teaching
Didatics
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Mak, Denise. Didática no cotidiano da educação infantil. 2019. 191 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22079
Data de defesa: 13-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Denise Mak.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.