REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/22019
Tipo: Dissertação
Título: Imersão nas tecnologias digitais para educação: uma experiência pedagógica no curso de Pedagogia da PUC-SP
Autor(es): Silva, Cristiane Samária Gomes da
Primeiro Orientador: Hessel, Ana Maria Di Grado
Resumo: A presente dissertação objetivou investigar como as experiências com tecnologia educacional, vivenciadas pelas alunas de uma disciplina do curso de Pedagogia, podem contribuir para a formação do futuro docente. Considerando que os cursos de Pedagogia devem construir um espaço de formação capaz de preparar o docente para os desdobramentos da Revolução Digital, a pesquisa buscou apresentar a experiência docente acompanhada pela pesquisadora, que atuou como monitora na disciplina “As Novas Tecnologias na Educação: Comunidades de Aprendizagem”. No decorrer do semestre letivo, foram desenvolvidas várias experiências sobre as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs), tais como: robótica educacional, movimento maker, programação em Scratch, jogos aplicados à educação: Minecraft, Design Thinking, elaboração de um curso a distância pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, entre outras experiências. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, que utilizou estratégias de observação, registro narrativo das experiências vivenciadas e questionário avaliativo da disciplina, postado no Moodle, para a coleta dos dados da investigação. As teorias que ancoram os conceitos apresentados nesta dissertação são Construtivismo, Construcionismo e Docência como profissão de interações humanas. A pesquisa buscou entender como as alunas participaram no curso, como os conceitos foram recebidos por elas e como tais conceitos puderam contribuir para a formação do perfil do futuro docente. A análise interpretativa foi desenvolvida com base na contabilização dos dados construídos no decorrer do desenvolvimento da referida disciplina. Participaram da pesquisa as alunas do quinto semestre do curso de Pedagogia da PUC-SP. Os resultados mostram que as experiências vivenciadas puderam contribuir para a formação das futuras docentes, colocando-as na posição de curadoras do conhecimento
Abstract: This dissertation aimed at investigating how the experiences with educational technology, experienced by students of a Pedagogy course, could contribute to the formation of a future teacher. Considering that Pedagogy courses should build a training space, capable of preparing a teacher for the developments of Digital Revolution, the research sought to show the teaching experience held by the researcher, who acted as a monitor in the subject "New Technologies in Education: Communities of Learning". During the academic semester, several experiments were developed on Digital Communication and Information Technologies (TDICs), such as: Educational Robotics, Maker Movement, Scratch Programming, Games applied to education: Minecraft, Design Thinking, Elaboration of a distance education course through Moodle Virtual Learning Environment, among other experiences. It was a qualitative and exploratory research that used observation strategies, a narrative record of the experiences and an evaluation questionnaire of the subject, posted in Moodle, for the collection of research data. The theories that anchor the concepts presented in this dissertation are Constructivism, Constructionism and Teaching as a role of human interactions. The research sought to understand how the students participated in the course, how the concepts were received by them and how these concepts could contribute to the profile of a future teacher. The interpretative analysis was developed from the accounting of data built during the development of the mentioned subjetc. The students from the fifth semester of the Pedagogy course of PUCSP participated in the research. The results showed that the lived experiences could contribute to the formation of future teachers, placing them in the position of knowledge curators
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Educação Maker
Robótica
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Educational technology
Maker education
Robotics
Scratch (Computer program language)
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Silva, Cristiane Samária Gomes da. Imersão nas tecnologias digitais para educação: uma experiência pedagógica no curso de Pedagogia da PUC-SP. 2018. 156 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22019
Data do documento: 19-Fev-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiane Samária Gomes da Silva.pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.