REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21904
Tipo: Dissertação
Título: Generalização de padrões e tecnologias digitais: estratégias didáticas para a aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Generalization of patterns and digital technologies: a proposal mathematical learning
Autor(es): Oliveira, Marcos Lopes de
Primeiro Orientador: Oliveira, Gerson Pastre de
Resumo: Este estudo procura entender como a tecnologia pode potencializar o aprendizado do aluno em álgebra na educação de nível básico, empregando problemas e/ou situações que envolvam a generalização de padrões como tema central. Neste sentido, a investigação assume um caráter de pesquisa qualitativa, com um delineamento suportado pelos conceitos da Engenharia Didática. Em termos teóricos, encontra suporte na Teoria das Situações Didáticas e nos autores relacionados à temática central, como Dreyfus, Zazkis e Mason, por exemplo. A revisão da literatura aponta a possibilidade de empregar estratégias didáticas envolvendo atividades relacionadas à generalização de padrões, utilizando tecnologias diversas, incluindo as de caráter digital. Desse modo, as tecnologias poderão envolver o aluno em atividades que busquem a descoberta de padrões algebricamente válidos. Procurou-se estabelecer um dialogo entre os dois componentes de conteúdo: pedagogia e tecnologia, propondo uma convivência em estado de equilíbrio entre elas
Abstract: This study seeks to understand how technology can enhance algebra learning, of basic school in algebra, by using problems and /or situations, which encompasses generalization of patterns as the key topic. In this connection, this investigation assumes perspectives of qualitative nature, with an experimental design grounded on the concepts of Didactic Engineering. The theoretical framework is grounded on the Theory of Didactic Situations and in authors, such as Dreyfus, Zazkis and Mason, which embrace the focus of this research. The literature review points out to the possibility of using didactic strategies involving activities related to the generation of standards using several technologies, including digital ones. Therefore, technology involves the student in tasks that aim at discovering algebraically valid patterns. We sought to establish a dialogue between both components content: pedagogy and technology, proposing a coexistence in a state of balance between them
Palavras-chave: Educação Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Tecnologias digitais
Teoria das Situações Didáticas
Álgebra - Estudo e ensino - Inovações tecnológicas
Mathematics Education
Mathematics - Study and teaching
Digital technologies
Theory of Didactic Situations
Algebra - Study and teaching - Technological innovation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Citação: Oliveira, Marcos Lopes de. Generalização de padrões e tecnologias digitais: estratégias didáticas para a aprendizagem. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21904
Data do documento: 13-Nov-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos Lopes de Oliveira.pdf4,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.