REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21836
Tipo: Tese
Título: Letramento crítico na universidade: uma proposta para o desenho de ambientes de discussão on-line
Autor(es): Pignatari, Nínive Daniela Guimarães
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4132896P8
Primeiro Orientador: Lessa, Angela Brambilla Cavenaghi Themudo
Resumo: A pesquisa, situada no campo da Linguística Aplicada, na área de concentração Linguagem e Educação, tem como objetivo investigar como o Letramento Crítico, doravante LC, na universidade pode ser propiciado por meio da argumentação em atividades didáticas baseadas em discussão on-line. Para tanto, revisamos posições teóricas sobre o LC; interação, argumentação e colaboração, de viés vygotskyano e argumentação em contexto escolar. Com base nesse referencial teórico, elaboramos uma proposta de atividade extensionista aplicada a um grupo de alunos de um curso de Direito de um Centro Universitário. Justifica-se a pesquisa, pois apenas 22% dos alunos que estão cursando ou terminaram o Ensino Superior situam-se na condição de proficiente (plenamente letrado) da escala considerada pelo INAF (2016). Para atingir o objetivo proposto e nortear esta investigação, formulamos a seguinte questão de pesquisa: como o Letramento Crítico na universidade pode ser propiciado a partir de atividades didáticas de discussão on-line baseadas em argumentação? A atividade didática proposta versou sobre o tema Liberdade de expressão no contexto de intensificação do discurso de ódio e organizou-se em nove semanas, cada uma delas desencadeada a partir de um conjunto de textos com diferentes posições e semioses (escritos, visuais e audiovisuais). Para estimular a discussão, foram elaboradas questões baseadas nas orientações teóricas referentes ao LC nas acepções tradicional e redefinida. Os alunos responderam a elas primeiramente sozinhos, no fórum, e, depois das discussões no chat, postaram a resposta do grupo. Como corpus para a análise, foram selecionados quatro momentos da experiência ocorridos em diferentes etapas da atividade. As respostas individuais, a transcrição das discussões do chat e as respostas do grupo foram estudadas com base nas categorias CLC (Colaboração e Letramento Crítico) elaboradas pela pesquisadora, a partir de estudos precedentes sobre argumentação em contexto escolar, com a finalidade de identificar indícios de que a argumentação entre pares, em atividades de discussão, gera colaboração e LC na universidade. As análises, de natureza interpretativista qualitativa, indicaram que as perguntas desencadearam argumentação e diferentes graus de colaboração entre os participantes, fatores que contribuíram para o desenvolvimento do LC
Abstract: The research, located in the field of Applied Linguistics, in concentration Language and Education, aims to investigate how the Critical Literacy, hereinafter referred to as LC, in the university can be propitiated by means of the argumentation in didactic activities based on on-line discussion. Therefore, we review theoretical positions on LC; interaction and cooperation, of vygotskyano kind and argumentation in school context. Based on this theoretical framework, we elaborated a proposal for an extension activity applied to a group of students from a law course at a University Center. The research is justified because only 22% of the students who are studying or finishing their degree are in the position of proficient (fully literate) of the scale considered by the INAF (2016). To reach the proposed goal and guide this research, we formulated the following research question: how can Critical Literacy in the university are provided from didactic activities of discussion online based on argumentation? The proposed didactic activity focused on the theme Freedom of expression in the context of intensification of hate speech and was organized in nine weeks, each one triggered from a set of texts with different positions and semioses (written, visual and audiovisual works). To stimulate the discussion, questions were elaborated based on the theoretical orientations regarding LC in the traditional and redefined meanings. The students answered them first on their own, posting their texts on the forum, and after the discussions in the chat, posted the group's response. As a corpus for the analysis, four discussions occurred at different moments of the activity. The individual responses, the transcription of the chat discussions and the group's responses were studied based on the CLC categories (Collaboration and Critical Literacy), developed by the researcher, based on previous studies on argumentation in a school context, to identify evidence that the argument between peers in activities of discussion generates collaboration and LC in the university. Qualitative interpretative analyzes indicated that the questions triggered arguments and different degrees of collaboration among the participants, factors that contributed to the development of LC
Palavras-chave: Letramento crítico
Colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem
Argumentação em contexto escolar
Critical literacy
Argumentation in school context
Collaboration in virtual learning environments
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Pignatari, Nínive Daniela Guimarães. Letramento crítico na universidade: uma proposta para o desenho de ambientes de discussão on-line. 2018. 236 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21836
Data do documento: 26-Nov-2018
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